» Casa » Quero consultar meu CPF: saiba mais

Quero consultar meu CPF: saiba mais

Galeria
Quero consultar meu CPF: saiba mais

O CPF é o cadastro de Pessoa Física no banco de dados na Receita Federal do Brasil. A sequência de 9 dígitos, seguidos de 2 dígitos verificadores, armazena no banco de dados da Receita Federal, informações sobre o contribuinte além de permitir que ele realize operações financeiras. O número do CPF é um só para cada pessoa, ou seja, caso o contribuinte perca o seu cartão do CPF, o seu número continuará ativo. Por ser uma referência segura, muitas empresas solicitam ao cidadão o número do seu CPF para realizar alguma transação financeira, principalmente quando se tratar de financiamentos. Saiba como e onde realizar consultas do seu CPF gratuitamente e use-o com segurança.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O cidadão que já tem o seu número de CPF emitido, mas perdeu o cartão e não deixou o número anotado em nenhum lugar, deve procurar um posto da Receita Federal. Em alguns estados, o governo estadual disponibiliza postos de atendimento nos Poupa Tempo espalhados em várias cidades. É muito importante comparecer no posto munido de documento de identidade original e em bom estado de conservação. Lembre-se de que a perda do cartão do CPF não significa que você perdeu o número do CPF. O número continuará ativo e continuará em seu nome, portanto não é necessário cadastrar-se novamente.

  2. 2

    O CPF é o número que o cidadão utiliza para realizar transações financeiras, especialmente os financiamentos. Mas quando o cidadão deixa de cumprir o financiamento, ou deixa de recolher as parcelas, ou deixa de honrar toda a dívida? Neste caso, a empresa credora poderá recorrer ao sistema de proteção ao crédito para comunicar ao mercado que o cidadão portador daquele número de CPF possui uma dívida. Nesse caso, o cidadão poderá realizar uma consulta em um dos postos de atendimento do sistema de proteção ao crédito, apresentando apenas o documento de identidade original. A consulta é gratuita e o cidadão tem direito de conhecer os apontamentos em seu CPF.

  3. 3

    Para o cidadão que tem o seu CPF cadastrado no programa Nota Fiscal Paulista do governo do Estado de São Paulo, pode consultar facilmente o seu CPF. O sistema é online e o cidadão precisa apenas fazer o seu cadastro e criar uma senha. Após realizar suas compras e solicitar a Nota Fiscal Paulista informando o número do CPF, acesse a página na internet e consulte gratuitamente. Na página de consulta, identifique-se com o número do seu CPF e senha e posicione o mouse sobre a palavra Consultar e clique em Documentos Fiscais. Lá estarão as imagens de todas as notas fiscais que foram emitidas com o seu CPF.

Comentários
blog comments powered by Disqus