» Dinheiro » Procura por Emprego e Vida Profissional » Raciocínio lógico para concursos: como treinar

Raciocínio lógico para concursos: como treinar

Galeria
Raciocínio lógico para concursos: como treinar

Uma das coisas que mais aterrorizam as pessoas é a realização de um concurso. Aquelas questões de múltipla escolha deixam qualquer pessoa de cabelo em pé. Muitas vezes até mesmo pessoas que se prepararam há tempos para o um determinado concurso quando chega na hora encontram dificuldades para realizá-lo e acabam não satisfazendo as expectativas e indo mal na prova e, tudo isso ocorre porque lhes faltam uma coisa, raciocínio lógico. As pessoas precisam treinar o seu raciocínio lógico na realização de questões. Com isso, se você deseja saber algumas dicas de como ajudar a estimular o seu raciocínio lógico atenção ao que segue.

Instruções
  1. 1

    Um erro muito comum e que grande parte das pessoas comete no momento da realização do concurso é não ler atentamente a questão. Saber interpretar é 50% do caminho andado, quem sabe interpretar algo, ainda que não saiba a resposta correta já tem uma bela noção do que realmente pode ser o correto a ser assinalado. Uma dica para usar o seu raciocínio lógico no momento da resolução de questões é grifar em cima da pergunta o que ela está querendo, se ela quer a alternativa "Correta" ou a alternativa "Errada". Muitas pessoas se confundem quanto a isso, leem a questão mas não grifam o que a questão quer e acabam assinalando algo completamente oposto ao que deveriam marcar.

  2. 2

    Outra dica para treinar o seu raciocínio lógico vem a ser você ler uma determinada pergunta e suas alternativas e ver ali qual alternativa é absurda, pois todo o concurso traz uma alternativa completamente descabida, ainda que você não saiba a resposta, tente colocar a questão no mundo concreto, no mundo lógico, o que seria mais lógico para você? Qual a alternativa que parece mais lógica para você? Essa sim é a alternativa que deverá ser marcada se você não souber do que se trata.

  3. 3

    Procure ler bastante, leia livros, revistas, artigos, jornais, tente não se focar apenas a um método específico de leitura, é necessário expandir o seu cérebro com a expansão de vocabulário, isso lhe ajudará a treinar o seu raciocínio lógico. Alfo que você pode tentar também, é fazer alguns exercícios próprios para treinar o seu raciocínio, até jogos ajudam, inclusive aqueles jogos de estratégia, como xadrez, paciência. Jogos de memória também são excelentes para ajudar a desenvolver o seu raciocínio lógico. Montar quebra-cabeças e o famoso cubo mágico são ferramentas excelentes para trabalhar o seu raciocínio.

  4. 4

    Quando você for fazer uma determinada questão do concurso, procure analisar cada alternativa, visualize se não foram usadas incansavelmente palavras repetidas, pois geralmente quando isso acontece é porque a banca examinadora do concurso quer enganar você com uma assertiva errada, é importante ficar atento as palavrinhas: "sempre, nunca, toda vez, em nenhuma hipótese, salvo", pois geralmente ali pode ter alguma pegadinha, por isso é importante ficar ligado a cada mínimo detalhe.

  5. 5

    Procure também decifrar a questão e não apenas as alternativas, às vezes na própria questão está a resposta correta e muitas vezes ainda, a resposta correta de uma questão está em outra, por isso é importante focar o seu raciocínio lógico na prova toda e não apenas em uma determinada questão, procure vincular tudo ao seu pensamento para que assim, você possa seguir um objetivo e um fim específico e realizar o maior número de acertos.

  6. 6

    Algo que efetivamente ajuda no desenvolvimento de um bom raciocínio lógico para concursos é, visualizar sempre as diversas vertentes de uma mesma situação, os diversos ângulos, deve se analisar ambos os lados, verificar se não existe uma outra solução, se é realmente apenas aquela e ainda que não exista, tente imaginar uma solução para o problema ainda que não esteja explicitamente ali, pois muitas vezes apenas os dados que temos não são suficientes para chegar a resolução de uma determinada questão, é necessário se aprofundar das mais variadas maneiras possíveis e impossíveis.

Comentários
blog comments powered by Disqus