» Dinheiro » Carreiras » Ramos do direito: quais são

Ramos do direito: quais são

Galeria
Ramos do direito: quais são

O Direito é um conjunto de normas de conduta de uma determinada jurisdição cuja sua principal finalidade é manter a paz e a ordem na sociedade e, ainda pode ser considerado como uma ciência social que estuda o sistema de normas que regulam relações. O Direito se divide em vários ramos e cada ramo é responsável por cuidar das relações interpessoais (entre pessoas) nos diversos aspectos da vida em sociedade. Veja abaixo informações sobre os esses ramos.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O Direito civil deriva do direito privado cuja sua finalidade é regular e manter o equilíbrio nas relações entre os particulares e, dele nasce à origem de vários outros ramos de direito do qual se separam a fim de disciplinar de forma mais específica determinadas categorias para tratá-las com mais atenção e aprofundamento.

  2. 2

    O Direito penal que emana do direito público cuja sua maior finalidade é a proteção dos bens jurídicos fundamentais de todos os indivíduos de maneira a reprimir os delitos e preservar cada vez mais a sociedade contra a violência. O Estado é o principal detentor do direito de punir e, somente ele poderá aplicar sanções com o caráter preventivo e ressocializador.

  3. 3

    O Direito empresarial ou Direito comercial zela pelas atividades comerciais, seja de pessoa física ou de pessoa jurídica que tem fins lucrativos. Ele abrange um conjunto de normas que inclui várias matérias dentre elas, as sociedades empresárias existentes, os contratos sociais de cada tipo de sociedade, os títulos de crédito, as obrigações dos empresários e, diversas outras matérias.

  4. 4

    O Direito administrativo que é um ramo de direito público autônomo que tem sua função concentrada na Administração Pública e nas atividades de seus agentes. O objeto dessa disciplina são os órgãos, entidades, agentes, atividades públicas e tudo o que estiver relacionado ao interesse público que é aquele interligado a sociedade.

  5. 5

    O Direito do consumidor que sua principal função é zelar sobre os conflitos de consumo defendendo os interesses daqueles que compram e os colocando em pé de igualdade com aqueles que fornecem determinada mercadoria. Pois, deve haver um equilíbrio entre as duas partes de forma que não possa ter um lado hipossuficiente.

  6. 6

    Desse modo, o campo do Direito abrange muitas áreas específicas e aprofundadas em determinados assuntos para melhor proteger toda a coletividade e garantir o mínimo de dignidade possível nesse mundo com várias injustiças e impunidade. Em face de suas normas sua principal finalidade é a proteção e a prevalência da ordem social.

Comentários
blog comments powered by Disqus