» Alimentos » Receitas » Receita de bem casado facil

Receita de bem casado facil

Galeria
Receita de bem casado facil

O bem casado é uma receita portuguesa que deriva do doce árabe alfajor. Tradicional tanto no Brasil quanto em Portugal, é muito utilizado em casamentos e em outras festas como batizados e bodas de ouro.

Sua simbologia está relacionada à felicidade conjugal, o recheio representa o amor e o respeito unindo duas partes. Acredita-se que distribuir bem casados em uma festa de casamento traz boa sorte para o casal e para os convidados.
A receita de bem casados é simples, porem sua confecção é trabalhosa, fazendo com que seja um item caro. Geralmente são cobrados por unidade e o custo pode aumentar ainda mais dependendo da embalagem escolhida. O doce dura cerca de cinco dias fora da geladeira e recomenda-se que seja feito três dias antes de ser distribuído. Aprenda a fazer uma receita de bem casado fácil no guia abaixo.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Massa: 1 ovo
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 gemas
  • 50 ml de água
  • 1 colher de chá de fermento
  • 500 gramas de açucar de confeiteiro
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • Doce de Leite
  • Calda: suco de 1 limão
  1. 1

    Com uma batedeira misture o ovo, as gemas e o açúcar por cerca de 10 minutos. É importante que a massa fique bem uniforme. Acrescente a farinha de trigo e o fermento e volte a bater por mais alguns minutos.

    Unte uma forma grande com margarina e farinha e fixe em seu fundo uma folha de papel manteiga. Essa folha garantirá a superfície lisa do bem casado e impedirá que a massa quebre ao ser desenformada.
    Leve para assar a 180 graus por cerca de 15 minutos.

  2. 2

    Quando o bolo tiver esfriado um pouco, desenforme e use um cortador redondo de biscoitos para cortar os bem casados. Tenha cuidado na hora de cortar para que a massa não esfarele. Separe as partes cortadas e descarte as sobras.

  3. 3

    Recheie os bem casados com doce de leite, formando pequenos sanduíches. O doce de textura mole pode ser passado mais facilmente na massa. Depois de pronto e embrulhado ele endurecerá um pouco.
    Disponhas os bem casados em uma bandeja ou travessa.

  4. 4

    Em uma panela coloque a água e acrescente açúcar e suco de limão. Mexa e cozinhe até formar uma calda. Passe os bem casados pela calda, ou pelo menos a parte de cima de cada um deles.

  5. 5

    Depois de secos, embrulhe os doces em acetato e em seguida cubra com papel de seda, finalize amarrando uma fita.
    Existem embalagens prontas para bem casados e até mesmo caixinhas em vez de embrulhos. Se o doce for ser entregue como lembrancinha é necessário colocar uma pequena etiqueta contendo o nome dos noivos e a data da cerimônia.

Dicas e AVISOS
  • O bem casado também pode ser recheado com baba de moça ou brigadeiro.
  • Passe a farinha de trigo e o açúcar pela peneira ao fazer a receita.
Comentários
blog comments powered by Disqus