» Alimentos » Receitas » Receita de cajuzinho

Receita de cajuzinho

Galeria
Receita de cajuzinho

O cajuzinho é um docinho brasileiro, cujo formato lembra uma miniatura da fruta caju. O Brasil inteiro conhece e lança mão desse delicioso docinho para compor o cardápio de festas de aniversário.
Cada região do país agrega a esse doce um diferencial, por isso existem várias versões que você vai aprender aqui e agora!
O passo a passo é simples, veja como fazer cajuzinho!

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • 1 xícara (chá) de amendoim sem pele torrado e moído
  • Margarina para untar
  • 1 xícara (chá) de açúcar cristal
  • 30 amendoins inteiros para decorar
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher (sopa) de margarina
  1. 1

    Como fazer cajuzinho:
    Prepare o amendoim para a receita. Torre descasque e bata no liquidificador para que fique um pó grosso de amendoim.
    Se preferir pode moer o amendoim de outra forma.

  2. 2

    Em uma panela, junte o leite condensado, a margarina e o amendoim torrado e moído. Leve ao fogo baixo mexendo sempre, até que o doce desprenda do fundo da panela, aproximadamente 10 minutos.

  3. 3

    Espere esfriar e enrole na mão fazendo primeiro uma bolinha e depois vá moldando para que fique semelhante ao caju.

  4. 4

    Passe em açúcar cristal e decore a base com um amendoim inteiro para deixá-lo mais parecido com a fruta.

    Rende de 30 a 50 docinhos dependendo do tamanho que fizer os cajuzinhos.

  5. 5

    A receita de cajuzinho possui algumas variações, que você confere agora!

    Como fazer cajuzinho de copinho – É uma tendência servir docinhos de aniversário em ponto de colher. Para isso basta apurar menos tempo e neste caso até pode ser vantajoso usar um leite condensado mais mole. Em lojas de artigos para festas, há mini tacinhas próprias para servir docinhos de colher e ganache. Salpique amendoim moído grosso por cima!

    No norte e nordeste do Brasil, a receita do cajuzinho leva polpa da própria fruta, o que o torna um doce completamente diferente, embora com mesmo nome.

    Como fazer cajuzinho de microondas: Os ingredientes são os mesmos. Junte todos os ingredientes, misture bem e leve ao forno de microondas em potência alta por 3 minutos. No final desse tempo abra, mexa bem e coloque mais 3 minutos. Se ao final desses 6 minutos a massa estiver firme, deixe esfriar e enrole. Se ao final de 6 minutos a massa estiver mole e/ou disforme vá repetindo os 3 minutos.

    Receita de cajuzinho com doce de leite é outra variação do docinho. Substitua o leite condensado pela mesma quantidade de doce de leite firme. Preserve o amendoim torrado e moído grosso e um tablete de 180 gramas de chocolate ralado. A mistura não vai ao fogo, apenas misture bem e não atingindo o ponto de enrolar acrescente mais amendoim até que dê para enrolar. Passe os docinhos em açúcar ou achocolatado em pó.

Dicas e AVISOS
  • Há no mercado diversas opções de marcas de leite condensado, porém alguns são muito moles e dificulta o ponto. Escolha um bom leite condensado.
  • Para congelar os cajuzinhos já prontos, embale-os e armazene em freezer por até 3 meses. Quando quiser descongelar, retire 1 hora antes de utiliza-los, deixando em em temperatura ambiente. Só abra a embalagem depois de descongelado ou então os docinhos vão suar e molhar as forminhas.
  • Para que o doce não grude nas mãos, unte-a com margarina para enrolar os docinhos.
Comentários
blog comments powered by Disqus