» Alimentos » Receitas » Receita de coalhada

Receita de coalhada

Galeria
Receita de coalhada

A coalhada é um leite fermentado por bactérias. É um alimento muito nutritivo, e existem dois tipos: a fresca e a seca. A fresca é difícil de comprar nos supermercados, além de estragar muito rápido se ficar fora da geladeira - para saber se ela está em condições apropriadas para consumir, é preciso que esteja firme e lisinha com consistência boa. A seca é feita da mesma forma que a fresca. Abaixo confira dicas e aprenda a fazer sua própria coalhada, no passo a passo da receita.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • 1 litro de leite
  • 1 iogurte natural
  1. 1

    Essa receita é melhor ser feita de noite, pois deverá deixá-la descansando por muitas horas.

    Primeiro, ferva todo o leite em uma panela que seja de inox. Depois de fervido, desligue e deixe ele esfriando. Quando ele esfriar um pouco e passar de quente para o morno, poderá acrescentar o iogurte natural a ele. Mexa bem com uma colher para que o iogurte dissolva o máximo, antes que o leite esfrie demais.

    Se tiver em dúvida em qual momento deve colocar, coloque o seu dedo dentro do leite e conte até dez, se estiver no exato ponto no último segundo você vai ter a sensação de que quase se queimou, porém não queimou, pois a temperatura ideal é suportável. Cuidado ao fazer isso.

  2. 2

    Depois disso coloque tudo isso em um recipiente que tenha tampa, e feche-o bem.

    Coloque esse recipiente dentro de duas sacolas plásticas, essas de mercados mesmo para que fique bem protegido e amarre com um nó ou da maneira que quiser. Depois disso, enrole com uma manta, um cobertor, algo bem grosso para que possa esquentar muito a mistura.

  3. 3

    Coloque em algum lugar da casa que não incomode ninguém e deixe repousar de 8 a 12 horas aproximadamente. Se preferir, deixe a receita de um dia para o outro, pois assim que acordar já vai ter dado a hora, e já poderá ir direto para mesa no café da manhã para ser consumida, se estiver bem consistente. Depois disso, a coalhada está pronta e deve ficar conservada sempre dentro de uma geladeira.

    Se optar por fazer a coalhada seca, precisa apenas colocar a coalhada fresca em pano de prato limpo, prender bem as quatro pontas e deixar pendurado em uma pia escorrendo pelo mesmo tanto de tempo. Depois disso, retire-a e tempere do seu gosto, doce ou salgada.

Dicas e AVISOS
  • Dura 1 semana se guardada na geladeira e 45 dias se congelada.
  • Com o passar dos dias é normal que ela junte um pouco de água.
  • Pode ser consumida batida no liquidificador, com frutas, com mel. etc.
Comentários
blog comments powered by Disqus