» Alimentos » Receitas » Receita de cuscuz

Receita de cuscuz

Galeria
Receita de cuscuz

O cuscuz é um prato proveniente de Magrebe, situado no norte de África, que consiste em um preparado de trigo, levemente salgado e úmido.
Este prato serve para acompanhar carne, peixe, legumes e se for adicionado açúcar serve como uma doce sobremesa.
No Brasil o cuscuz foi introduzido através dos escravos negros, durante o período de colonização e é um prato muito apreciado, sendo geralmente incrementado com manteiga, ovos ou leite, para acompanhar diversos pratos de carne ou peixe ou como sobremesa.
Venha conferir, neste artigo, uma receita de cuscuz simples, uma receita de cuscuz doce de tapioca e outra de sardinha.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para fazer uma receita de cuscuz simples, misture 1 colher de chá de sal a 2 xícaras de chá de farinha de milho, junte 1 xícara de chá de água e mexa bem até se obter uma farofa úmida.
    Deixe a mistura repousar por cerca de 10 minutos, para que possa absorver melhor a água e inchar naturalmente.
    Coloque água na parte inferior da cuscuzeira, para que possa cozer o cuscuz ao vapor, coloque a mistura de cuscuz na parte de cima e leve ao fogo por cerca de 10 minutos.
    O cuscuz estará pronto quando começar a libertar o seu cheiro pela cozinha.
    Retire a cuscuzeira do fogo e aguarde alguns minutos antes de a abrir.
    Adicione uma colher de sopa de manteiga, envolva bem e sirva.

  2. 2

    Para fazer uma receita de cuscuz doce de tapioca, misture 2 xícaras de chá de açúcar a 500 gramas de tapioca em uma taça.
    Ferva 1 litro e 300 mililitros de leite e adicione à mistura. Mexa bem e quando começar a se formar uma pasta junte metade de um coco ralado.
    Tape e abafe a taça com uma toalha de cozinha e deixe esfriar por completo.
    Adicione o restante coco ralado e acompanhe com leite condensado.

  3. 3

    Por fim, para se fazer uma receita de cuscuz de sardinha, simples, aqueça cerca de 3 colheres de sopa de óleo em uma frigideira larga e doure 2 cebolas médias e 3 dentes de alho, previamente picados.
    Junte 3 tomates maduros, sem pele e sementes, picados, 1 tablete de caldo de bacalhau e 1 colher de sopa de extrato de tomate e mexa até tudo se dissolver.
    Junte tanta quantidade de água fervente quanto irá usar de farinha de milho, ou cuscuz, tempere com sal, orégãos, azeitonas e palmito, previamente picados, 2 latas de sardinha, sem o óleo e molho de pimenta, ao seu gosto e deixe ferver.
    Adicione um pouco de cheiro verde e 2 ovos cozidos picados finamente e envolva com muito cuidado ao restante preparado.
    Junte lentamente a farinha de milho, envolvendo-a em simultâneo e aguarde até que o preparado ganhe a consistência desejada.
    Em uma forma com buraco, disponha fatias de 2 ovos cozidos, fatias de palmito e pedaços de azeitona, em volta da forma, verta o cuscuz ainda quente e reserve até esfriar por completo.
    Desenforme em um prato grande e decorativo e enfeite com um pouco de salsa picada.

Comentários
blog comments powered by Disqus