» Alimentos » Receitas » Receita de escondidinho de bacalhau com batatas

Receita de escondidinho de bacalhau com batatas

Galeria
Receita de escondidinho de bacalhau com batatas

O escondidinho é um iguaria tradicional do Nordeste do Brasil e usa na maioria das vezes ingredientes típicos. Essa receita começou a se popularizar em Pernambuco, depois Minas Gerais e aos poucos foi ganhando o país. Inicialmente o principal produto desta iguaria era a carne seca e a mandioca, porém com a popularização do prato, diversas novas formas de se preparar foram descobertas. Veja a seguir, o passo a passo da receita de escondidinho de bacalhau com batatas.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • 1 xícara de leite morno
  • 3 dentes de alho
  • 1,5 kg de bacalhau dessalgado
  • Queijo ralado
  • Cebolinha picada
  • 10 batatas grandes lavadas e descascadas
  • Salsinha picada
  • Sal a gosto
  • 1 cebola cortada em cubos
  1. 1

    A primeira coisa a ser feita é pegar o bacalhau e fatiá-lo em pequenos pedaços, já dessalgado, afervente os pedaços em um litro de água por 25 minutos e reserve. Pegue dez batatas médias já descascadas e cortadas em pequenos pedaços, e coloque-as em outra panela com um litro de água e uma pitada de sal. Deixe as batatas cozinharem por pelo menos 35 minutos.

  2. 2

    Passados 35 minutos, com um garfo, fure um das batatas e se ela já estiver mole desligue o fogo. Escorra a água e com um amassador de batatas, amasse todas elas na própria panela. Quando ela estiver com um aspecto parecido com um purê de batatas, adicione uma xícara de leite morno, pimenta do reino a gosto e ligue o fogo no mínimo. Mexa bem para incorporar, adicione pedaços de alho picado, cebolinha, salsinha e uma pitada de sal. Desligue o fogo e reserve.

  3. 3

    Pegue um refratário de vidro e faça uma cama do purê, depois adicione uma camada com os pedaços de bacalhau. Alterna as camadas quantas vezes for possível, sendo que a última deve ser apenas de purê de batatas. Pegue duas colheres de maionese e passe por cima do purê da última camada e depois polvilhe um pouco de queijo ralado, pode ser o parmesão ou muzarela.

  4. 4

    Coloque o refratário ao forno em 180º e deixe dourando por 25 minutos. Enquanto o escondidinho de bacalhau com batatas está assando, faça um pouco de arroz branco para acompanhar. Passados 25 minutos, abra o forno e verifique se o queijo por cima do escondidinho já derreteu e está dourado, se não está, aguarde mais alguns minutos. Depois, é só retirar o escondidinho do forno e servir. Bom apetite!

Dicas e AVISOS
  • Se quiser, adicione uma colher de margarina ao purê para deixá-lo mais saboroso.
Comentários
blog comments powered by Disqus