» Alimentos » Receitas » Receita de galinhada

Receita de galinhada

Galeria
Receita de galinhada

A infância de muita gente foi marcada pela galinhada de domingo na casa da vó. De fato, a galinhada é um dos pratos mais tradicionais da culinária caipira, acompanha gerações inteiras em várias famílias e é responsável por um sabor único e inconfundível. Nesta receita você aprenderá a fazer do modo mais tradicional e de uma forma bem detalhada, visando atingir também aqueles que ainda não dominam plenamente a arte da cozinha mas que desejam impressionar a namorada, o noivo, a sogra, os amigos, enfim. Vamos lá, porque o resultado é maravilhoso!

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

  2. 2

    Lave bem o frango, em seguida tempere-o com os tabletes de caldo de galinha e com o suco de limão; reserve por aproximadamente duas horas até pegar o tempero. 2 Em uma panela grande, coloque o azeite, a cebola e o alho e espere refogar. Depois, coloque os pedaços de frango e mexa até dourá-los. Junte o arroz, o milho, os tomates, o pimentão, o extrato de tomate e a água, mexendo tudo muito bem.
    Tampe a panela e assim que começar a ferver, abaixe o fogo e aguarde o cozimento por mais quinze minutos, até que o arroz fique cremoso e úmido.

  3. 3

    Talvez seja necessário acrescentar um pouco mais de água na panela se notar que o frango ainda não está cozido e que a água já esteja secando. Isso vai depender da potência do seu fogão. Cozido o alimento, retire do fogo e passe a porção para uma travessa. Para finalizar, polvilhe a salsa.

  4. 4

    O tempo médio de preparo é de trinta minutos e rende cerca de cinco porções.
    Há quem dispense o peito do frango na hora de fazer a galinhada, usando apenas partes menos nobres como coxa, sobrecoxa, costela, entre outras. A justificativa é de que nessas partes o tempero penetra mais e deixa o prato mais suculento.
    Para quem for preparar a galinhada com o olho na balança e na saúde, existem duas alternativas: uma delas é retirar a pele inteira do frango antes do preparo e a outra é escorrer toda a gordura utilizada para dourar o frango e colocar os vegetais em seguida, normalmente.

Comentários
blog comments powered by Disqus