» Alimentos » Receitas » Receita de macarronada

Receita de macarronada

Galeria
Receita de macarronada

As primeiras massas começaram a ser produzidas pelas civilizações assíricas e babilônicas por volta de 2500 a.C, logo que descobriu-se que misturando ingredientes como o trigo, ovos e leite era possível obter uma pasta de forma a ser cozida ou assada.
Algo mais próximo ao macarrão, surgiu na cidade de Jerusalém no século V, onde os hebreus comiam em comemorações de rituais judaicos uma espécie de mistura cozida que era chamada de Itriyah.
Logo depois, os italianos criaram mais de 500 variedades e tipos de massas, reunindo também ao macarrão, a farinha de grano duro, permitindo um cozimento correto.
Não se sabe ao certo sobre a origem do macarrão, mas alguns registros indicam que os italianos são os maiores produtores e apreciadores da massa. Em meados do século XIX, o macarrão foi trazido ao Brasil pelas primeiras famílias de imigrantes italianos, onde a partir daí, seu ingrediente principal era o trigo, que passou a ser reconhecido por sua alta produção no país.
O trigo é um alimento reconhecido pelo seu alto valor nutricional, pois é enriquecido com vitaminas do tipo A, C, D, B1 e B2. E para tanta nutrição, hoje existe uma variação imensa de formas e tipos de massas, como a Lasanha, o Capeletti, o Spaguetti e o famoso Macarrão de sêmola.


Para os amantes de massa, este artigo apresentará uma receita prática e saborosa do prato mais cobiçado: A macarronada.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • 1 envelope de tempero condimentado vermelho
  • 2 litros de água
  • 1 maço de manjericão fresco
  • Sal á gosto
  • 1 pimentão vermelho picado
  • 1 tira de bacon picado
  • 1 cebola pequena picada
  • 340 gramas de extrato de tomate ou molho pronto de sua preferência
  • 1 envelope de tempero pronto vermelho
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 dente de alho picado
  1. 1

    Em uma panela grande, coloque 2 litros de água e espere ferver.
    Em seguida, coloque o macarrão para cozinhar, adicionando uma pitada de sal na água, o tempo de cozimento varia de acordo com o tipo e o formato de cada massa.

  2. 2

    Durante o cozimento, quando perceber que o macarrão já estiver no ponto ''al dente'', desligue o fogo, escorra-o e separe.
    Na mesma panela em que cozinhou o macarrão, adicione o azeite e espere esquentar em fogo baixo.
    Quando o azeite já estiver quente, coloque o bacon, o alho, a cebola e o pimentão, todos devidamente bem picados, e refogue bem com cuidado para não deixar queimar.

  3. 3

    Logo em seguida adicione o extrato de tomate ou o molho pronto de sua preferência e mexa bem por alguns segundos. Adicione um pouco de água para uniformizar a massa, e por último, coloque o manjericão e o envelope de tempero, deixando cozinhar por alguns minutos para abafar, a fim dar sabor ao molho.
    Experimente para saber se o sabor é suficiente, sendo assim, desligue o fogo e despeje o macarrão e mexa com uma colher de baixo para cima, a fim de espalhar a massa no molho por completo.

Dicas e AVISOS
  • Para obter uma massa mais solta, lave ela com água fria antes de adicioná-la ao molho;
  • Se preferir, acrescente queijo parmesão ralado sobre a massa pronta.
Comentários
blog comments powered by Disqus