» Alimentos » Receitas » Receita de pamonha

Receita de pamonha

Galeria
Receita de pamonha

Pamonha é uma das delícias da culinária brasileira, tendo como ingrediente principal o milho verde, é consumida com maior freqüência nos estados de SP, MG, GO e do nordeste.
Aprenda a receita original da pamonha doce e pamonha salgada com todos os segredinhos e saiba o que as quituteiras estão inventando para dar um toque a mais nessa deliciosa iguaria tipicamente brasileira!

Instruções

Coisas que você precisa

  • 200ml de óleo de soja ou banha animal
  • 1 colher de sopa rasa de sal
  • 300 gramas de queijo mussarela, minas ou prato em cubinhos
  • 1,2 kg de açúcar
  • 22 espigas de milho verde, raladas e peneiradas
  1. 1

    Descasque o milho:
    Para descascar o milho e aproveitar a casca para fazer o recipiente da pamonha, corte com faca afiada a base da espiga, nunca as pontas. Tire as cascas tentando não rasgá-las, selecione as melhores, para cada pamonha é necessário duas cascas largas e sem rasgos.

  2. 2

    Rale as espigas de milho e junte os demais ingredientes. Faça um recipiente com as palhas do milho, transpassando as laterais e depois dobrando a ponta para cima. Fica como um copo de palha.

  3. 3

    Segurando “o copo de palha”, encha-o com a massa da pamonha. Com outra palha embrulhe a que está cheia de massa, fazendo um copo semelhante, mas ao contrário, fechando a pamonha. Amarre duas vezes, uma na vertical e outra na horizontal da pamonha.
    Ferva por 40 minutos e pronto! Rende aproximadamente 15 pamonhas.

  4. 4

    Variações:

    Pamonha salgada: Dispense o açúcar, acrescente 100 gramas de queijo parmesão ralado e cubinhos de queijo à massa. A forma de preparo e o cozimento é igual à pamonha doce. Na pamonha salgada, algumas pessoas adicionam tempero como salsinha e pimenta, fica a critério pessoal.

    Pamonha de forno: É uma espécie de bolo de milho verde. Aproveite a receita sugerida e se não quiser um bolo muito molhado, acrescente uma xícara de flocos de milho (kimilho, polentina, etc.) para dar um ponto mais próximo do bolo. A pamonha de forno pode ser doce ou salgada.

    Pamonha recheada: Com criatividade as quituteiras do Brasil inteiro vão incorporando ingredientes típicos de sua região e criando novas receitas, como por exemplo a adição de goiabada com ou sem queijo, faz sucesso!

    Pamonha Mineira e de Goiás são as mais tradicionais, poucos ingredientes e um tempero no ponto absoluto fazem das pamonhas mineiras e goianas serem desejadas por todos.

    Pamonha doce com queijo; A mistura do doce e salgado agrada alguns paladares e desagrada outros tantos, mas essa é uma versão bastante popular.

Dicas e AVISOS
  • A melhor forma de obter o creme para fazer a pamonha é ralando o milho. Pois se optar por bater no liquidificador terá que adicionar água comprometendo o ponto. Neste caso terá que coar para tirar pelo menos parte da água adicionada. Nessa água parte do sabor, teor nutritivo e amido saem na água.
Comentários
blog comments powered by Disqus