» Alimentos » Receitas » Receita de pé de moleque

Receita de pé de moleque

Galeria
Receita de pé de moleque

Pé de moleque é um típico doce brasileiro basicamente feito de amendoim e rapadura. O brasileiríssimo docinho se popularizou e ao longo de sua história surgiram diversas versões, com leite condensado, de geladeira, com ou sem chocolate entre outras possibilidades, todas saborosas.
Atualmente é industrializado em larga escala e todas as regiões brasileiras degustam esse docinho, especialmente em festas juninas e julinas. Saiba como fazer uma receita de pé de moleque caseira, simples e deliciosa!

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • 1 xícara (chá) de amendoim , torrado, sem pele inteiros
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  1. 1

    A receita de pé de moleque com leite condensado é a mais simples e rápida de fazer. Para começar leve o amendoim e açúcar ao fogo baixo mexendo sempre até “caramelizar”.

  2. 2

    Acrescente o leite condensado em fio, continue mexendo com colher de pau de cabo longo. Mexa por aproximadamente 15 minutos ou até esse doce desprender do fundo da panela.

  3. 3

    Despeje em uma forma ou bancada untada com margarina. Com auxílio da colher ou de uma espátula nivele o doce, deixe esfriar por pelo menos uma hora e corte em retângulos ou losângulos.
    Rende em torno de 30 docinhos.

  4. 4

    Variações:

    A receita de pé de moleque nordestino tem ingredientes que os moradores do sul e sudeste brasileiro achariam exóticos, como erva doce, gengibre, castanha de caju, mandioca (tapioca ou aipim) ralada, algumas versões têm até folha de bananeira.

    Pé de moleque de rapadura: É a mais é a tradicional das receitas de pé de moleque. Com a fartura de lavouras de cana de açúcar no passado, o brasileiro inventou a rapadura que fez sucesso e acabou originando o pé de moleque de rapadura, juntando à esse doce o amendoim.

    Entre tantas variações, uma das mais apreciadas é a ensinada no programa da apresentadora Ana Maria Braga, Mais você! O leite condensado é substituído por Karo ou mel e o amendoim não é torrado.

    Qualquer uma das variações que escolher, certamente vai agradar em cheio seus convidados, porque o amendoim é quase uma unanimidade entre os brasileiros e se você aproveitar nossa sugestão com leite condensado, é sucesso na certa!

    Agora é só separar os ingredientes e “pôr a mão na massa”!

Dicas e AVISOS
  • Você pode fazer as suas próprias variações nesta receita, mas nunca substitua o amendoim e nem use moído.
  • Docinhos sem amendoim nunca serão pés de moleque e se o amendoim for moído será paçoca ou outro doce, menos pé de moleque. Essas são as principais características dessa iguaria: amendoim inteiro!
Comentários
blog comments powered by Disqus