» Alimentos » Receitas » Receita de peru assado com farofa

Receita de peru assado com farofa

Galeria
Receita de peru assado com farofa

A noite de natal merece um toque refinado, estes toques são dados com confraternizações entre familiares e amigos. Um dos pratos mais tradicionais para o Natal é o famoso Peru ele pode ser feito de diversas maneiras e com diversos recheios e ser servido com acompanhamentos como vinhos e farofas, use sua criatividade e faça o seu neste Natal.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Papel toalha
  • Forma de alumínio para assar Peru
  • Papel alumínio
  1. 1

    Ingredientes:
    -1 peru de 5 kilos
    -1 xícara de ervas frescas ( manjericão e salsinha)
    -5 dentes de alho espremidos
    -1 xícara de vinagre
    -Sal a gosto
    -1 xícara de salsão picado
    -1 xícara de cenoura picada
    -2 colheres de sopa de azeite

    Modo de fazer a farofa
    -2 colheres de sopa de azeite
    -½ xícara de bacon em cubinhos
    -5 maçãs verdes picadas com casca
    -200g manteiga
    -800g de farinha de mandioca crua em flocos
    -Sal a gosto

  2. 2

    Modo de preparar o Peru

    Tempere a ave com as ervas, o alho, o vinagre e o sal., esfregando por dentro e por fora. Coloque o salsão e a cenoura picados dentro da cavidade do peru e deixe-os em uma vasilha funda de um dia para o outro na geladeira. No dia seguinte, retire o peru do tempero e coloque-o em uma assadeira com um pouco do tempero. Regue como o azeite, amarre as pernas do peru com um barbante e cubra com papel-alumínio.

  3. 3

    Leve ao forno quente (200ºC), por 2 horas, regando sempre. Abaixe a temperatura para 180º e asse por mais 2 horas. Espete um garfo em vários lugares e, se sair um líquido transparente, retire o papel-alumínio. Deixe dourar bem, tomando cuidado para as coxas, que cozinham muito mais rápido, não escureça muito. Se precisar, cubra-as com papel-alumínio.

  4. 4

    Modo de preparar a Farofa

    Numa frigideira, misture o azeite e bacon e leve ao fogo até dourar. Adicione as maças e cozinhe por 5 a 10 minutos, até as frutas amolecerem, sem perder a forma. Retire o bacon e a maça e deixe escorrer em papel-toalha. Reserve. Derreta a manteiga na mesma frigideira e junte a farinha de mandioca. Deixe dourar, misturando com uma colher de pau. Tempere com o sal. Na hora de servir, aqueça e junte a maça e o bacon, e coloque em volta do peru.

Dicas e AVISOS
  • Para evitar que as coxas do Peru queimem cubra-as com papel alumínio após 2 horas.
Comentários
blog comments powered by Disqus