» Alimentos » Receitas » Receita de peru suculento

Receita de peru suculento

Galeria
Receita de peru suculento

Como assar um peru? Muita gente pensa que assa um peru é igual que assar frango. Realmente o peru é quase como um frango grande e não tem grandes segredos! Se você é daquelas pessoas que tem medo de assar essa ave, pois tem receio que fique seco, verifique a seguinte receita! Dá um pouco de trabalho, e demora algumas horas para preparar, mas vai ver que vale a pena!
Esta receita dá para cerca de 10 pessoas, e é o ideal para um almoço ou jantar de família, e pode muito bem servir para a ceia de Natal.
Este peru terá que ser arranjado e colocado de molho, numa espécie de marinada, de um dia para o outro. Será o fato de o deixar uma noite inteira de molho, que o deixará suculento, pois a carne ficará mais macia.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Ingredientes
    - 1 peru limpo com cerca de 4 kg
    - 250g de pão de trigo;
    - 3 ovos;
    - 200 gramas de bacon;
    - ½ xícara de salsa picada
    - 5 dentes de alho esmagados
    - 3 folhas de louro
    - 200 gramas de margarina derretida
    - 2 xícaras de chá de vinho branco
    - sal que baste ( perto de 1 kg)
    - pimenta do reino que baste

  2. 2

    Comece por preparar a limpeza do peru. Depois de arranjar e limpar muito bem o peru, corte as patas que não serão utilizadas nesta receita. Corte só a parte inferior das patas, deixando as coxas. De seguida coloque o peru num alguidar meio com água fria, 750 gramas de sal, e os limões cortados às rodelas. Deixe ficar assim de molho de um dia para o outro.
    No dia seguinte, escorra bem o peru, enxugue-o com um pano, de forma a ficar muito bem enxuto. Encha a mão de sal e esfregue pelo peru todo, por dentro e por fora.
    Entretanto, numa tigela junte o pão cortado em bocados, nos quais envolve de seguida os ovos inteiros. Junte o bacon cortado em pedacinhos, a manteiga, os dentes de alho picados, a salsa, o vinho branco, o louro, e polvilha-se com a pimenta do reino a gosto.
    Em seguida recheia-se o peito do peru com esta mistura, calcando bem para que fique cheio, e depois com uma agulha grossa e uma linha preta resistente, costure toda a abertura, cosendo o peito todo. Coloque o peru numa assadeira de barro, regue-o com um pouco de azeite, besuntando o peru todo, acrescente 1 copo de água fria na assadeira para não queimar, depois de começar a assar o peru libertará molho, pelo que não secará o fundo da assadeira. Cubra-o com com papel alumínio e coloque-o no forno pré-aquecido à temperatura de 220°C. Deixe assar por cerca de 1 hora. Passado esse tempo, retire o papel alumínio e reduza a temperatura do forno para 180°C. Depois dessa fase, enquanto o peru estiver assando, de vez em quando regue o peru com o molho que se formará na assadeira.
    Vá verificando a assadura, quando vir que está ficando quase pronto, os últimos 20 minutos retire o alumínio para o peru ficar bem tostadinho. Vai ver que é uma delícia!

Comentários
blog comments powered by Disqus