» Alimentos » Receitas » Receita de petit gateau

Receita de petit gateau

Galeria
Receita de petit gateau

O petit gâteau é um tipo de bolo que apresenta como características o tamanho pequeno, de chocolate, é crocante mas apresenta um recheio cremoso. Apareceu pela primeira vez nos Estados Unidos, devido a um erro de um cozinheiro e chegou ao Brasil em 1996. A receita foi evoluindo ao longo do tempo e agora já existem petits gâteau com outro tipo de recheios além do chocolate, como por exemplo, leite, goiaba, entre outras coisas. Modo de preparo:

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • 4 ovos
  • Quatro colheres de sopa de açúcar
  • 240 gramas de chocolate meio amargo
  • Quatro colheres de sopa de farinha de trigo
  • 200 gramas de manteiga
  • Chocolate em pó
  1. 1

    Em primeiro lugar deve picar o chocolate meio amargo e em seguida deve colocar em uma panela e levar ao fogo para derreter, de preferência deve fazer isto em banho-maria. Quando o chocolate se encontrar derretido, pode colocar em uma tigela os quatro ovos e as quatro colheres de sopa de açúcar e com o auxílio de uma colher de pau mexa tudo muito bem até que a mistura fique encorpada.

  2. 2

    Assim, em seguida pode deitar o chocolate, que derreteu anteriormente, e continue a mexer tudo até ficar tudo muito bem misturado. Deve ter em atenção que não pode parar de mexer, pois se isso acontecer como o chocolate se encontra quente vai fazer com que os ovos fiquem cozidos e assim não irá conseguir fazer com que os petits gâteu fiquem da maneira que pretende.

  3. 3

    Em seguida junte as quatro colheres de sopa de farinha de trigo, mas convém ir adicionando aos poucos para lhe ser mais fácil de misturar a farinha com o resto dos ingredientes. Quando tiver a massa pronta, pode começar a untar as formas (próprias para os petits gâteau) com manteiga e de seguida polvilhe com chocolate em pó.

  4. 4

    Em seguida deite a massa dentro das formas e pode levar as formas ao forno, este se deve encontrar previamente aquecido a uma temperatura de 160º. Geralmente os petits gâteau demoram mais ou menos 6 minutos a ficarem prontos, isto também depende do tipo de fogo.

  5. 5

    Passado este tempo pode retirar as formas do fogo (o centro do petit gâteau deve encontrar-se mole) e com o auxílio de uma faca passe em volta da forma para conseguir descolar o petit gâteau e coloque em um prato. Assim se encontra pronto para ser servido.

  6. 6

    Os petits gâteau podem ser servidos simples ou também pode servir com uma bola de sorvete do sabor que mais gostar.

Comentários
blog comments powered by Disqus