» Alimentos » Receitas » Receita de sabonete artesanal

Receita de sabonete artesanal

Galeria
Receita de sabonete artesanal

Sabonetes artesanais são bem diferentes de seus equivalentes industrializados. Os produtos fabricados em casa possuem menor duração, porem não são tão agressivos e fazem menos mal à pele. Outra vantagem é que podem ser muito perfumados e bonitos. Kits com sabonetes decorados ou com outros produtos para o banho são presentes delicados que costuma agradar bastante.

Fazer sabonetes artesanais é simples e bem mais fácil e rápido do que as pessoas imaginam. Eles são feitos a partir de uma base glicerinada própria para essa função, que pode ser encontrada em casas especializadas. Veja abaixo uma receita básica de sabonetes artesanais e outras duas variações.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Base glicerinada
  • Extrato de amêndoas
  • Creme hidratante
  • Formas diversas
  • Fixador
  • Corante
  • Essência para sabonete
  1. 1

    Receita básica:

    Pique ou rale a base glicerinada transparente. Meça a quantidade que for derreter calculando o tamanho da forma, depois de derretida a base diminui um pouco de tamanho, mas não muito. Deixe a forma que irá usar por perto e reserve uma forma menor para não desperdiçar a base que sobrar.

    Leve a base ao fogo em banho-maria, usando uma panela esmaltada para derretê-la. Quando estiver quase líquida, acrescente algumas gotas de essência para sabonetes, gotas de fixador e corante. Misture brevemente e despeje sobre as formas. Em uma hora ou duas, o sabonete está seco, desenforme e embrulhe em um plástico próprio.

  2. 2

    Receita de sabonete fosco:

    A base fosca possui as mesmas propriedades que a transparente e também pode ser adquirida em casas especializadas. Corte ou rale a base e leve ao fogo em banho-maria. Na hora de colorir é preciso prestar mais atenção ao misturar o corante. Mexa o suficiente para que a cor fique uniforme, mas sem exageros ou aparecerá espuma na base, o que deixa o sabonete com aparência grosseira.

    Acrescente a essência e o fixador e despeje na forma. Não é necessário untar as formas de acetato. Se sentir dificuldade para desenformar o sabonete, jogue a forma, com a parte aberta para baixo, sobre uma superfície lisa

  3. 3

    Sabonete hidratante:

    Derreta 100 gramas de base glicerinada e acrescente 5 gotas de essência, 3 gotas de fixador e 10 gotas de extrato de amêndoas. Quando a base estiver derretida, coloque 15 gramas creme hidratante e misture bem para que seja incorporado à base. Derrame a mistura na forma e espere secar.

    Formas de silicone são as mais indicadas para esse tipo de sabonete, já que ele é levemente mais macio que os outros. Se for usar forma de acetato espere no mínimo duas horas antes de desenformar os sabonetes.

Dicas e AVISOS
  • Nunca desenforme um sabonete que ainda esteja morno.
  • Combine a essência com a cor dos sabonetes.
Comentários
blog comments powered by Disqus