» Alimentos » Receitas com farinha de banana: saiba fazer

Receitas com farinha de banana: saiba fazer

Galeria
Receitas com farinha de banana: saiba fazer

A farinha de banana verde surgiu como mais uma alternativa dentre os alimentos saudáveis. Ela é rica em amido resistente, que não é digerido no estômago, mas sim no intestino delgado, o que faz toda a diferença. Por conta disso possui os benefícios que a banana madura não produz, pois ao amadurecer o amido é convertido em açúcar e desta forma perde a eficácia.

As farinhas comuns tradicionais como a de trigo são refinadas e ricas em amido, já a obtida da fruta verde é rica em amido resistente parecido com fibra e suas principais características são agir no controle glicêmico e equilibrar o funcionamento intestinal.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Como fazer a farinha de banana verde?

    Compre meia dúzia de bananas bem verdes. Escalde as bananas, para retirar as impurezas, colocando-as em uma panela com água no fogo e após ferver espere por dois minutos. Logo após retire-as da água descasque-as e corte em rodelas finas e as espalhe em um tabuleiro. Leve ao forno as bananas cortadinhas e deixe quinze minutos de um lado e quinze minutos do outro. Coloque as bananas no liquidificador e terá a farinha, se quiser pode passar por uma peneira fina.

  2. 2

    Como incluir a farinha de banana verde nas receitas tradicionais?

    Como a farinha verde possui um cheiro bem forte é conveniente que ao substituir a farinha de trigo das receitas pela farinha de banana verde não se faça de maneira integral, mas apenas 1/3 e desta forma as receitas não sofrerão muita diferença no paladar.

  3. 3

    Benefícios da farinha de banana verde para a saúde

    - Melhora o trânsito intestinal – por ser um amido resistente semelhante à fibra, ajuda muito na digestão e previne contra prisão de ventre. Já é tido como um dos fortes aliados contra o câncer de intestino.

    - Provoca saciedade - Por ter a consistência semelhante à fibra ela atrasa a absorção dos nutrientes pelo intestino e desta forma traz uma sensação de saciedade.

    - Fortalece a imunidade – Ao estimular o crescimento da flora intestinal o organismo está se tornando mais forte para combater as bactérias que entram através da alimentação.

    - Redução do Colesterol – Reduz o colesterol produzido pelo organismo e auxilia na sua eliminação, pois age como a fibra, atuando como uma vassoura e eliminando a gordura.

    - Alivia os sintomas da TPM – Por possuir vitamina B6 e tripofano, que agem na síntese da serotonina, responsável pela sensação de bem estar, melhora as cólicas e o humor. 

Comentários
blog comments powered by Disqus