» Hobby » Cultura e Sociedade » Reciclagem de papel: confira dicas

Reciclagem de papel: confira dicas

Galeria
Reciclagem de papel: confira dicas

O papel é composto por um conjunto de fibras vegetais. Na hora em que é reciclado, sofre um entrelaçamento logo após ser desfeito e juntado novamente. A reciclagem de papel além de trazer uma série de benefícios para o meio ambiente pode também causar a diminuição do desmatamento e evitar o desperdício. Reciclar papel não é um processo muito difícil e pode ser feito em qualquer lugar como em indústrias e em casa. Continue a leitura para aprender dicas sobre reciclagem de papel.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Papéis recicláveis incluem: fotocópias, rascunhos, folhas de caderno, papel de fax, formulários de computador, aparas de papel, cartazes e folhetos, envelopes, jornais e revistas, caixas em geral.

    Papéis não recicláveis incluem: papéis sanitários, papéis metalizados, papéis sujos, tocos de cigarro e fotografias, papéis parafinados, embalagens de biscoitos, etiqueta adesiva, fita crepe, papéis plastificados, papel carbono, "papel" de bala.

  2. 2

    Para fazer a reciclagem de papel há alguns materiais necessários que deverão ser separados antes de começar.
    Primeiro separe os papéis que serão reciclados.

    Para fazer a reciclagem em si, terá que reunir uma bacia, um liquidificador, jornais (que serão usados na secagem dos papéis) e alguns panos velhos. Uma peneira de plástico com fundo plano também terá que ser usada.

    Procedimento: após picotar os papéis, coloque-os de molho dentro da bacia e aguarde um dia completo. Em seguida, deverá ser adicionada uma xícara de papel úmido dentro do liquidificador com água até três quartos. A mistura deverá então, ser processada dentro do liquidificador até o ponto de atingir um aspecto homogêneo.

    Esta é a hora de derramar o papel processado dentro da bacia e encher com água até a bacia estiver metade cheia. Um outro cuidado a ser tomado é fazer o agito dessa mistura com a mão. Isso evitará que o papel não se aloje no fundo da bacia.

    Após isso e para que seja possível com que a superfície seque, posicione o jornal por cima da peneira. Vá substituindo o jornal para que não umedeça demais.

  3. 3

    Cobrir a peneira com pano, ainda em cima do jornal. Em seguida, pressione bem a mistura para que fique seca. A utilização de muitos panos pode ser necessária, pois deverá evitar com que fique muito molhado. Ainda que o papel esteja úmido, certifique-se de que o mesmo não deixe a mão molhada ao tocá-lo.

    Esta é a hora de virar a peneira em cima do jornal seco. A folha irá despregar-se desde que o papel esteja pouco úmido. A folha deverá ser posicionada no meio dos jornais secos e permanecer até o próximo dia.

Comentários
blog comments powered by Disqus