» Hobby » Cultura e Sociedade » Reciclagem de vidro: confira dicas

Reciclagem de vidro: confira dicas

Galeria
Reciclagem de vidro: confira dicas

A reciclagem de vidro, assim como a de outros materiais, trazem imenso benefício ao meio ambiente. Reciclagem de vidro gasta bem menos energia do que a usada em seu processo de fabricação. Uma grande vantagem do vidro é o seu tempo de decomposição, que pode alcançar até quatro mil anos, mas demorando até um milhão de anos para se decompor quando não é reaproveitado. A reciclagem de vidro, além de não trazer danos para o meio ambiente e nem causar poluição, é também muito econômica. Ao reciclar um quilo de vidro, pode-se obter a mesma quantidade de volta, ou seja, um quilo. Continue a leitura para saber mais dicas sobre a reciclagem do vidro.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para se reciclar o vidro, é essencial estar ciente da importância da separação e coleta seletiva. Locais com a finalidade de descartar vidros estão presentes em condomínios, empresas e outros. Após o processo de reciclagem do vidro, o mesmo é transformado em jarras, fibras de vidro, blocos de concreto, azulejos, asfalto, garrafas, tinta reflexiva e outros.

  2. 2

    Alguns tipos de vidros que podem sem ser reciclados são: garrafas de refrigerantes, de sucos, de cervejas e de outras bebidas; recipientes de remédios; para-brisas; cacos de vidros; vidros usados em janelas; recipientes de perfumes; potes de alimentos; copos, pratos e tigelas.

    Exemplos de vidros não recicláveis incluem: vidros de cristal; lâmpadas; ampolas de medicamentos; cerâmicas; porcelanas.

    Para que o vidro possa ser reciclado corretamente, é importante ter-se em mente que deve estar limpo e ausente de resíduos, independente se estiver inteiro ou quebrado.

    Para a reciclagem de garrafas de vidro, atente-se para tampas ou rolhas, pois não podem ser reaproveitadas. No caso dos rótulos ou etiquetas, o mesmo não se aplica, pois serão desfeitos na hora do processo de reciclagem do vidro.

    Procure também por sujeiras como areia e terra ou mesmo pedras. Pedras são um dos principais problemas em reciclagem de vidro já que podem arruinar um lote inteiro de vidro reciclado.

  3. 3

    Quando comprar produtos contidos em embalagens de vidro, uma boa ideia é preservar a embalagem após o uso do produto. Uma maneira frequentemente usada para o reaproveitamento de embalagens de vidro é na conservação de alimentos no freezer ou geladeira. Outro uso para as embalagens de vidro é na hora de armazenar retratos. Garrafas largas também podem ser usadas e fornecem uma decoração original na hora de decorar estantes. Mais usos incluem o armazenamento de plantas e flores e luminárias adaptadas para decoração.

Comentários
blog comments powered by Disqus