» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Reconhecer firma: como fazer

Reconhecer firma: como fazer

Galeria
Reconhecer firma: como fazer

O reconhecimento de firma é um dos serviços mais procurados pelas pessoas nos diversos cartórios, espalhados pelas cidades brasileiras. Seja para reconhecer algum documento, uma procuração ou mesmo para formalizar algum processo, reconhecer firma pode ser importante, pois assim você evita que pessoas não autorizadas utilizem a sua assinatura indevidamente, o que pode causar-lhe muitos prejuízos.

O processo de reconhecimento de firma em cartório é muito simples e pode ser feito sem nenhum problema por qualquer pessoa com idade superior a 18 anos e em qualquer cartório brasileiro, sendo necessário fazer o pagamento de uma taxa que varia de acordo com o cartório procurado.

Depois de reconhecer firma, você poderá reconhecer qualquer tipo de documento, a qualquer hora, mediante ao pagamento de uma taxa para o reconhecimento da autenticidade. Outra vantagem é que você pode ter firma reconhecida em diversos cartórios diferentes, assim você pode ter mais facilidades no momento de reconhecer um documento, pois tendo mais opções de cartórios, você certamente irá passar menos tempo em filas!

Então, siga os passos abaixo e saiba como reconhecer firma de qualquer documento.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Primeiramente, procure um cartório de ofícios e registro de notas em sua cidade, preferencialmente um que fique mais próximo a sua casa e tenha fácil acesso. Para procurar o cartório mais próximo de sua casa, basta realizar uma busca no site do Cadastro Nacional de Serventias Públicas e Privadas do Brasil . Ao acessar o site, escolha o seu estado e faça a busca, preenchendo os campos disponíveis no site. Por fim, serão mostrados todos os dados dos cartórios disponíveis como endereço, telefone, e-mail e outros dados.

  2. 2

    Agora, procure o cartório e faça o pagamento da taxa de abertura de firma, que varia de acordo com o estabelecimento e a região brasileira. No momento da abertura de firma, o funcionário do cartório irá pedir que você faça todas as possíveis assinaturas que você usa em seu dia a dia, como a que está em seu documento de identidade e a sua rubrica.

  3. 3

    Agora, basta entregar os documentos que você deseja reconhecer com firma ao funcionário do cartório e efetuar o pagamento da taxa de reconhecimento, que é cobrada a cada documento reconhecido. Verifique o carimbo do cartório e o selo do Ministério da Justiça que será afixado no documento, eles são a prova de que o documento está reconhecido com firma por autenticidade. Agora, basta utilizar o documento para o fim desejado e procurar o mesmo cartório sempre que precisar!

Comentários
blog comments powered by Disqus