» Dinheiro » Negócios » Recrutamento e seleção

Recrutamento e seleção

Galeria
Recrutamento e seleção

Recrutamento e seleção são práticas planejadas e executadas dentro da área de administração de recursos humanos. Possuem como meta buscar e selecionar os profissionais que melhor se encaixam no perfil da empresa e de uma determinada vaga.

O recrutamento distingue-se em atrair o maior número possível de candidatos qualificados para uma função, enquanto o processo de seleção define entre os candidatos qual será o escolhido para ocupar a vaga em questão. O processo de recrutamento pode ocorrer internamente, onde a busca por candidatos se dá entre os próprios funcionários da empresa, ou externamente, quando se busca profissionais disponíveis no mercado ou ligados a outras empresas.

Essa área de atuação de vital importância para a empresa, pois é quem escolhe e mantêm o capital humano da organização, que é o principal motor da organização. A condução equivocada nessa área, como a escolha de profissionais inaptos para as suas funções, pode resultar em danos irreparáveis para empresa.

O processo de seleção de certa forma também norteia os rumos da empresa, por definir todo o corpo de funcionários presentes na empresa. Por isso a seleção deve ser bem conduzida e criteriosa ao escolher um profissional para uma vaga em aberto, buscando sempre preencher todos os requisitos que a empresa necessita.

Entre as técnicas de seleção pode-se destacar a entrevista (onde busca conhecer melhor o candidato através de uma conversa e perguntas diretas com o profissional), e as dinâmicas de grupo (onde se verifica o comportamento do profissional diante a situações de pressão, tomada de decisões e trabalho em equipe).

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O responsável de recursos humanos precisa definir o perfil para a vaga em questão, assim como as atribuições e requisitos e necessários.

  2. 2

    Tendo a definição do perfil desejado, é preciso escolher os canais de comunicação adequados para divulgar a vaga em aberto, como internet, jornal ou rádio.

  3. 3

    Paralelamente a divulgação, é necessário informar a data desejada para a seleção e entrevistas com os futuros candidatos.

  4. 4

    Feito o recrutamento, o responsável pelo processo deve dirigir um plano de seleção criterioso com os candidatos, como dinâmicas de grupos e entrevistas individuais, visando buscar e reter os candidatos que melhorem se encaixam para o perfil da vaga.

  5. 5

    Após a primeira parte da seleção irá sobrar somente os candidatos mais adequados para a vaga. O responsável pela seleção precisa então montar um novo processo de entrevista com estes candidatos.

  6. 6

    Com o plano pronto, o responsável realiza nova entrevista com os candidatos restantes, e com as informações obtidas no final do processo, escolhe aquele que melhor preenche os requisitos necessários para vaga.

Comentários
blog comments powered by Disqus