» Casa » Redação Dissertativa Argumentativa

Redação Dissertativa Argumentativa

Galeria
Redação Dissertativa Argumentativa

A grande dificuldade de muitas pessoas é escrever uma boa redação, a dificuldade acontece na hora de expressar os pensamentos e escrever de forma clara e coesa. Algumas redações são mais difíceis de escrever do que outras, mas na verdade tudo depende de prática, muita prática e muita leitura, pois a leitura ajuda a organizar os pensamentos, amplia o vocabulário e ainda por cima nos distrai.

A redação dissertativa argumentativa é uma das mais difíceis de escrever, pois exige que o escritor saiba ordenar seus pensamentos, se expressar e defender suas opiniões.

Instruções
  1. 1

    A redação dissertativa argumentativa possui três etapas, a introdução, desenvolvimento e conclusão. Ela não deve ser longa, para vestibulares, normalmente não passa e 15 linhas, por isso é muito importante agrupar os pensamentos para não desperdiçar nenhuma linha com besteiras.

    Como são poucas linhas, geralmente escrevemos uma curta introdução, 2 a 3 linhas. Um desenvolvimento com umas 7 linhas e utilizamos o restante para concluir o assunto.

  2. 2

    Introdução

    Para começar uma redação dissertativa argumentativa, você deve primeiro situar o leitor acerca do tema, você pode fazer isso em poucas linhas. Não é necessário escrever nada além do que 2 ou 3 linhas, situando o leitor.

    Desenvolvimento

    É nesse ponto que você vai mostrar para o leitor qual sua posição a respeito do tema, você obrigatoriamente deve ter uma, pois deve manifestar sua opinião e defende-la da melhor maneira possível, utilizando argumentos de conhecimento público. Caso utilize algum dado de revista ou censo, deve dizer da onde você está pegando essa informação. Para ajudar nessa etapa, você deve conhecer muito bem o assunto. Caso o assunto seja muito abrangente, você deve escolher um tema do assunto, uma categoria e escrever somente sobre ela. Você pode escrever sobre o que conhecer melhor. Muitos vestibulares pegam temas da atualidade, por isso é importante estar antenado nos últimos acontecimentos.

  3. 3

    Conclusão

    Aqui você pode dizer o porque tem aquela opinião, ou sugerir uma mudança que resolveria a situação. Você deve finalizar o texto aqui, deixando bem claro para o leitor que seu texto acabou, por isso aproveite essas linhas para concluir o assunto, dar ênfase a suas opiniões, e muito importante, não se contradiga em nenhum momento do texto. Se você escolher ser a favor ou contra algo, deve manter sua opinião firme até o final do texto e sustentar sua opinião com fatos, o famoso "eu acho" não tem lugar nesse tipo de redação.

Comentários
blog comments powered by Disqus