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Reeducação alimentar cardápio

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Reeducação alimentar cardápio

Quando o termo reeducação alimentar é mencionado, logo se imagina um regime. Na verdade a reeducação alimentar não é exatamente uma dieta. Ela consiste em mudar alguns hábitos permanentemente e aprender a se alimentar de forma mais saudável durante toda a vida. Essa mudança trás benefícios a longo prazo e, apesar de mais demorada, pode resolver definitivamente o problema da obesidade.

Especialistas confirmam que a reeducação alimentar é a forma mais saudável e definitiva emagrecer. Seu cardápio não é rígido, já que a pessoa pode comer de tudo, desde que com moderação. A reeducação alimentar é baseada em fazer escolhas e trocas inteligentes.

Veja abaixo um cardápio básico e dicas para ajudar quem está começando a seguir esse caminho.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Café da manhã: Não pule essa refeição, comer pela manhã ajuda a controlar a ansiedade ao longo do dia. Tome uma xícara de café ou café com leite com adoçante e um pão francês com pouca manteiga ou com um pedaço de queijo branco.
    Pode substituir o café por um suco natural ou chá se quiser.

    No lanche da manhã, coma uma fruta. Esse hábito deve ser estimulado. Frutas são fontes de energia e podem ajudar a evitara fome excessiva no almoço.

  2. 2

    Almoço: Inclua sempre uma salada nesta refeição. Pode ser uma salada verde, uma cenoura ralada com tomates ou qualquer outro vegetal ou legume de sua preferência.

    Complete o prato com um pedaço pequeno de carne assada, cozida ou grelhada, duas colheres de sopa de arroz e duas colheres de sopa de feijão.

    Se for comer batatas ou massas, controle a quantidade e evite o arroz. Para beber, tome um suco light ou água, mas não em grandes quantidades.

  3. 3

    Lanche: Como uma fruta ou um iogurte natural. Pode também tomar um copo de leite ou um café sem açúcar com dois biscoitos de água e sal.

  4. 4

    Jantar: Repita o cardápio do almoço, mas evite o excesso de carboidratos. Pode eventualmente substituir o jantar por um sanduíche com salada e pão light ou por uma sopa nutritiva.

  5. 5

    Doces, refrigerantes, frituras e bebidas alcoólicas devem ser consumidos com moderação. Uma boa idéia é separar um dia da semana para comer sem culpa algo que goste. Mesmo nesse dia, esteja atento à quantidade.

  6. 6

    Não pule refeições ou fique muito tempo sem comer. O ideal é fazer cinco pequenas refeições por dia. É importante tomar leite e comer frutas, legumes e verduras. Ao criar esse hábito seu organismo estará recebendo alimentos completos e saudáveis.

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