» Hobby » Esportes » Regras do futsal

Regras do futsal

Galeria
Regras do futsal

Futsal, é como é popularmente conhecido o Futebol de Salão, uma modalidade esportiva adaptada do campo para a quadra onde o objetivo do time é fazer com que a bola ultrapasse a meta adversária. Foi inventada no Uruguai no começo dos anos 30 e logo em seguida introduzida no Brasil ainda com o nome "Indoor FootBall", mas alguns anos depois é que suas regras foram de fato definidas oficialmente. Apesar de ter sido criado no Uruguai, é o Brasil a grande referência mundial quando se trata de Futsal, graças ao alto número de títulos conquistados pela nossa seleção. Este esporte, apesar de bem próximo ao futebol de campo tradicional, tem regras distintas e fundamentos próprios que devem ser aprendidos pelos jogadores que planejam praticar com sucesso o esporte.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Veja que as regras são simples de serem aprendidas, este esporte deve ser praticado por cinco jogadores, sendo eles o goleiro, o fixo defensor, dois alas (um direito e um esquerdo) e um pivô (atacante). A quadra deve ser retangular e seu cumprimento pode variar de 25 a 42 metros, já sua largura deve ter entre 15 e 22 metros. A bola estará em jogo até ultrapassar as linhas laterais ou as de fundo e será reposta em jogo pelo time adversário daquele responsável pela saída da bola. O goleiro, é o único que pode colocar as mãos na bola. Caso algum outro jogador o faça, o árbitro da partida deverá marcar a infração e punir o jogador ou time de acordo.

  2. 2

    Aprenda quais são os fundamentos básicos do futebol de salão. O passe é um dos mais importantes, pois se trata do fator principal da posse de bola do time, consiste no ato de passar a bola para um companheiro de equipe e dependendo da distância entre os dois e do posicionamento dos adversários, pode ser feito de várias maneiras. Drible e Finta, são duas maneiras que o jogador tem de se livrar da marcação do adversário, com a bola no pé e com ela em movimento respectivamente.

  3. 3

    Ainda se tratando do fator posse de bola, o fundamento "condução" é aquele em que o jogador progride com a bola rumo a meta do outro time, com o objetivo de fazer o gol. E por causa desse objetivo existem dois fundamentos com propósitos de finalização. O "chute" geralmente é usado quando se planeja marcar o gol e o "cabeceio" é a tentativa de faze-lo usando a cabeça e não os pés, mas estes dois fundamentos podem ser realizados em caráter defensivo ou como forma de passe. Existe ainda o fundamento da "recepção" onde o jogador interrompe uma ofensiva adversária interrompendo passes ou chutes.

  4. 4

    Os jogos profissionais possuem dois tempos de vinte minutos cada, totalizando assim os quarenta minutos da partida. Além do juiz principal, existe ainda um árbitro auxiliar, um cronometrista e um anotador, cada um com sua função na partida. Atualmente no Brasil, o esporte é administrado pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão.

Comentários
blog comments powered by Disqus