» Hobby » Esportes » Regras do rugby

Regras do rugby

Galeria
Regras do rugby

O rugby é um esporte originado na cidade inglesa de mesmo nome. Em 1823 uma escola da cidade desenvolveu uma forma própria de jogar, mas levando como inspiração elementos do Futebol. Após 40 anos, a Associação de Futebol, reformulou as regras, para que o esporte ganhasse um modelo seguido mundialmente. Essa mudança, foi definitiva para personalidade do Rugby, que continuou com o uso das mãos e o fundamento conhecido como "tackle", no qual pode levar o adversário ao chão.

As duas características são as que definem a modalina, mas também são as mais marcantes ao assistir uma partida de Rugby. Com nossa cultura e conhecimento do futebol, causa impacto à primeira vista.

Em 1871, o esporte foi regulamentado e desta data para os dias atuais, o esporte passou por muitos altos e baixos. Como idas e vindas nos Jogos Olímpicos, por exemplo. Porém, em 2009 uma assembleia do COI, decidiu retornar a modalidade para a próxima edição dos Jogos Olímpicos de 2016, no Brasil. Atualmente a existem 20 equipes brasileiras cadastradas na Associação Brasileira de Rúgbi, a maioria de paulistanos.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Objetivo - O objetivo do jogo é marcar o maior número de pontos, em 80 minutos de partida, divididos em 2 tempos. Os jogadores devem levar a bola, até a linha de gol no campo oponente. Porém, o lançamento com as mãos não pode ser feito para um companheiro que está à frente da linha da bola. A maior pontuação que um lance pode fazer é o chamado "Try". Realizado quando a bola é apoiada contra o solo na área após a linha do gol.

  2. 2

    Campo - No formato retangular com aproximadamente 144 metros de comprimento. Sua superfície mais conhecida é a gramada, mas, pode ser realizado na areia, barro e até neve. Composto por dois postes e um travessão em formato de "H" nas extremidades

  3. 3

    Time - É formado por 15 jogadores titulares e 7 jogadores reserva.

  4. 4

    Bola - A bola tem o mesmo formato do futebol americano, ovalado. Para dar início ao jogo ela pode ser chutada com a direção obrigatória para frente. Ou a bola pode ser lançada com as mãos, com a direção obrigatória para trás.

  5. 5

    Arbitragem - Para a condução do jogos profissionais são necessários dois árbitros e dois bandeirinhas. O segundo árbitro tem o recurso de "replay de vídeo" a sua disposição, no caso de lances duvidosos.

  6. 6

    Tackle - Ou também conhecido como "teco", só é permitido quando o jogador adversário estiver em posse da bola. Segundo as regras, é infração grave derrubar o oponente com as pernas, ou mais conhecido como rasteira.

  7. 7

    Competições Nacionais - Liga Sul de Rugby, Copa do Brasil de Rugby, Campeonato Brasileiro de Rugby, Campeonato Nordestino de Rugby.

  8. 8

    Rugby Paralímpico - Ainda é novo no Brasil, porém sua modalidade com cadeira de rodas, recebe admiradores a cada ano. Criada há poucos anos, em 1977 (Canadá), o esporte mescla fundamentos do hockey no gelo, handebol, basquete e o rugby. As equipes são mistas e formadas por quatro jogadores cada. O objetivo de levar a bola é o mesmo do rugby, e por questões de adaptação, é jogado na quadra.

Comentários
blog comments powered by Disqus