» Hobby » Artes e Entretenimento » Renda turca passo a passo

Renda turca passo a passo

Galeria
Renda turca passo a passo

A renda Turca é um grande patrimônio cultural que é muito famoso entre as rendeiras do Brasil. Bem usada no projeto cidadão em Sabará, as artesãs auxiliam jovens para que aprendam mais sobre os trabalhos manuais.



Sendo parte feita por agulha de crochê e outra parte por agulha de tapeçaria compatível com a linha e tesoura, a renda Turca é muito bonita e delicada, sendo apreciada por todos. Pode ser usadas como apoio para copos, toalhas de mesa, cortinas, tapetes, porta papel higiênico e todo o kit de banheiro e cozinha.



Para fazer uma renda Turca é necessário habilidade, tempo e paciência, pois o trabalho é cansativo, mas ajuda a ocupar a mente, pois é um ótimo entretenimento. A terceira idade é a fase que mais faz trabalhos a mão, mas também existem alguns jovens interessados.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Faça um arco com a linha no dedo, pegue a agulha e faça uma laçada básica para iniciar. Em torno do arco no dedo você irá criar pequenos arquinhos dando forma a vários juntos, sempre do mesmo tamanho para não destoar do restante da peça.

  2. 2

    Conforme for fazendo, vai ficando difícil de trabalhar pela quantidade de arquinhos presos na agulha, se estiver bem firme, você poderá soltar e se aproximar mais do último feito, assim o trabalho evoluirá mais rapidamente e facilmente.

  3. 3

    Feito em média 18 arquinhos, puxe a linha inicial que sobrou, ficará bem apertado, ajeite todos eles. Trabalhe a laçada a partir daqui, para fazê-la pegue a agulha de tapeçaria e coloque a linha, no gomo onde sobrou a linha inicial, faça a primeira laçada prendendo a linha restante.

  4. 4

    Para a laçada você irá pegar a linha da agulha, envolver na agulha e então colocar a agulha dentro do arquinho. Puxe com calma para não embolar as linhas e aperte bem para reforçar o nó. Você deverá fazer em todos os arquinhos a laçada, fechando com nós.

  5. 5

    Fazendo o mesmo processo de contornar a linha na agulha e puxar com calma. Deixe pouco espaço entre um gomo e outro. Continue o trabalho até findar os gomos, lembrando que todo esse processo é somente para iniciar o miolo da peça.

  6. 6

    Para dar continuidade no trabalho, escolha o modelo de desenho a ser seguido: formas geométricas, corações, bolas entre outros, e trabalhe para isso, sempre levando para o sentido da forma. O jeito de continuar é o mesmo que começamos, sempre fazendo as laçadas depois de findar gomos. Por último, finalize com a tesoura para retirar a ponta final.

Dicas e AVISOS
  • Aprendendo a renda turca, pode-se fazer perfeitamente a renda Portuguesa, que é a renda do nó e estará meio caminho andado para fazer a renda Italiana que é mais complicada.
Comentários
blog comments powered by Disqus