» Família » Férias e Planejamento de Viagens » Renovação de passaporte brasileiro

Renovação de passaporte brasileiro

Galeria
Renovação de passaporte brasileiro

O Passaporte brasileiro é um documento legítimo e pessoal. Cada pessoa precisa tê-lo se deseja realizar uma viagem para o exterior. Seu uso é obrigatório na saída de qualquer pessoa do país bem com na entrada de outro país. Por isso, você deve conservá-lo e mantê-lo atualizado, sempre observando o prazo de validade. É algo de suma importância e que deve ser considerado.

Muitas pessoas o obtém através da Polícia Federal que a emite e que é responsável por isso. Você precisa de alguns requisitos para obtê-lo como, por exemplo, ser brasileiro. Há diversos documentos que são exigidos tanto para a emissão da 1a via como para sua renovação, e aqui você vai descobrir quais são eles. Se você já possui um passaporte vigente, mas está quase expirando, não se preocupe, você saberá como funciona para que a tenha em mãos, sem complicações.

Veja os passos seguintes bem como as instruções de como realizar a sua renovação. É muito simples, fácil e requer alguns documentos pessoais. Considere que a renovação é feita como se estivesse dando entrada pela primeira vez, a solicitação dos documentos são os mesmos. Confira informações abaixo.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Passaporte anterior
  • Documentos listados
  • Computador ou notebook com internet
  1. 1

    Acesse o link da Polícia Federal para ter informação de todos os documentos necessários para renovação de seu passaporte brasileiro.

    Lembrando que para renovar o passaporte brasileiro são os mesmos documentos exigidos como da primeira vez em que você deu entrada, portanto, separe-os com cuidado.

    Todos os documentos devem ser originais e dado entrada na Polícia Federal após ter feito o agendamento via internet no próprio site deles. Esse acesso é gratuito e funciona 24 horas por dia.

  2. 2

    Através do site da PF você terá que preencher o formulário antes de levar seus documentos na Polícia Federal. Ele deve ser preenchido obrigatoriamente.

    Caso você tenha alguma dúvida, ligue para 194 que eles irão tirar todas as suas dúvidas quanto ao preenchimento desse formulário.

  3. 3

    Em seguida, você precisa pagar a GRU - Guia de Recolhimento da União. É uma taxa que deve ser levada à Polícia Federal juntamente com a documentação e o formulário preenchido. Depois de tudo isso, você se apresentará à Polícia Federal e lá eles vão tirar foto e lhe dar um prazo para buscar seu novo passaporte.

    Você deve consultar o andamento do processo de entrada do seu passaporte no mesmo site.

    Sempre que possível, acesse esse site. Quando estiver ok, você poderá buscá-lo. Não será entregue a terceiros, somente a própria pessoa.

Comentários
blog comments powered by Disqus