» Casa » Resenha crítica ABNT

Resenha crítica ABNT

Galeria
Resenha crítica ABNT

A resenha critica faz parte da vida acadêmica de muitos estudantes. Durante os anos de faculdade é comum que professores de disciplinas diferentes peçam resenhas criticas sobre artigos, livros ou mesmo filmes. A resenha critica é composta por aspectos estruturais e linguísticos específicos, tudo seguindo as normas da ABNT.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A resenha-resumo apenas sintetiza os pontos relevantes de um texto ou objeto. Pode ser o resumo de uma comemoração solene, peça teatral, apresentação musical ou qualquer outro acontecimento real. Uma resenha-resumo se caracteriza por ser o mais imparcial possível, já que o resenhador não deixa claro o seu ponto de vista em momento algum. Assim, ela é um texto descritivo e informativo.

  2. 2

    A resenha critica também é informativa e descritiva, mas se caracteriza principalmente por ser uma modalidade de texto que permite que o emissor se posicione e exponha certas opiniões. Nesse caso o resenhador coloca em primeiro ligar as suas impressões sobre o objeto em questão levando em consideração todas as suas idéias sobre aquele assunto. Engana-se quem pensa que esse tipo de texto é apenas opinativo, pois a opinião do emissor deve ser endossada pela voz de outros autores que pensam de forma semelhante, assim o texto fica mais teórico e embasado.

  3. 3

    A estrutura da resenha critica começa a partir de um roteiro. É importante se planejar pare redigir a resenha e criar uma seqüência de ações a serem realizadas. A estrutura básica da resenha é muito simples: introdução, desenvolvimento e conclusão. Essa estrutura não deve ficar marcada no texto, ela só é usada como uma orientação para quem está escrevendo.

  4. 4

    Na introdução você deve falar sobre o que se trata o texto de modo a contextualizar o objeto analisado com o assunto em questão. Se a sua resenha for sobre um livro, é na introdução que você deve colocar o nome do autor, editora, titulo, numero de paginas, local da publicação e etc. Se for sobre um evento também é necessário colocar as informações sobre ele. Também é na introdução que se coloca a importância de se estudar aquele tema.

  5. 5

    No desenvolvimento você deve expor as suas idéias e a dos autores que você selecionou. Todas as idéias devem ser pessoais, pois as suas idéias são únicas. Você pode até discordar em alguns aspectos dos autores que selecionou, evite bajular o autor. Evite “achismos”, pois isso empobrece o texto.

  6. 6

    Na conclusão você deve colocar tudo que possa ser útil para que o leitor do seu texto compreenda a sua opinião. É como se fosse a amarração do texto.

Comentários
blog comments powered by Disqus