» Dinheiro » Negócios » Responsabilidade ambiental

Responsabilidade ambiental

Galeria
Responsabilidade ambiental

A responsabilidade ambiental também pode ser chamada de responsabilidade socioambiental e pode ser definida como a obrigação que as empresas e os cidadãos tem com o meio ambiente e com a sociedade além de suas obrigações econômicas e legais.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O termo “responsabilidade ambiental” tem sido muito difundido pelos veículos de comunicação por estar diretamente ligado a sustentabilidade e a atual preocupação com o aquecimento global. Muitas vezes o conceito de responsabilidade ambiental é empregado de forma errada, se uma determinada empresa cumpre com as regras ambientais do setor no qual ela está inserida não significa que ela tem responsabilidade ambiental, apenas que ela cumpre com suas obrigações para se manter ativa dentro das leis vigentes.

  2. 2

    O movimento a favor da responsabilidade ambiental começou no inicio da década de noventa, logo após as primeiras Conferencias Mundiais da Indústria que tiveram como foco o gerenciamento ambiental.

  3. 3

    Depois dessas conferencias surgiram movimentos pelo mundo todo que cobravam mudanças tecnológicas, cientificas e sociais. Esses movimentos influenciaram diretamente o mercado consumidor que começou a dar prioridade as empresas que tinham ações de responsabilidade social. Tal situação fez com que as empresas começassem a mudar a sua postura em relação ao meio ambiente.

  4. 4

    Iniciou-se uma política de bom relacionamento social e com organismos ambientais, criação de uma política ambiental, eficiência no sistema de gestão ambiental, técnicas de segurança para os trabalhadores e principalmente o uso da tecnologia limpa.

  5. 5

    Com o passar do tempo aumentou-se o investimento das empresas em proteção ambiental e ficou melhor definido qual o compromisso delas com essas questões, tanto que hoje a preservação ambiental faz parte da missão de muitas empresas.

  6. 6

    Hoje a responsabilidade ambiental tem um valor de negócio, é como se fosse um investimento para expandir os negócios. Os clientes ficaram mais exigentes e atentos as atitudes das empresas, em muitos países a sociedade cria movimentos para boicotar determinado produto ou empresa que não se preocupa em preservar o meio ambiente.

  7. 7

    Ao investir em responsabilidade ambiental, a empresa está motivando os seus colaboradores e o nicho de marcado na qual ela está inserida, pois a maioria das pessoas prefere um produto que custe mais caro do que um que custa barato, mas não respeita as leis ambientais ao ser produzido.

  8. 8

    O investimento em responsabilidade ambiental também permite criar uma boa imagem da empresa para ser usada nas campanhas de marketing e publicidade. Em outras palavras, é uma ética criada para agradar os consumidores.

Comentários
blog comments powered by Disqus