» Saúde » Reumatismo

Reumatismo

Galeria
O reumatismo pode afetar articulações e ossos.

Reumatismo é um termo que serve para designar mais de 200 enfermidades, como aquelas que afetam as cartilagens e as articulações, causando dores aos enfermos, limitações aos seus movimentos e também más formações. Órgãos internos também podem ser afetados por enfermidades reumáticas como os rins, por exemplo, geralmente causados por fundamentos imunológicos. Tradicionalmente falando, o reumatismo é considerado uma doença que afeta ossos, tendões, ligamentos, músculos, articulações e tecidos conjuntivos de forma não traumática e geralmente em pessoas idosas. O que não quer dizer que pessoas mais jovens e até crianças não possam ter alguma enfermidade relacionada ao reumatismo.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Tipos Mais Comuns De Reumatismo
    Os tipos mais comuns de reumatismo são: artrite, artrose, bursite, fibromialgia, gota e tendinite.
    A artrite é uma doença sem cura e que tem como sintomas dificuldade de movimento, dores, e deformidades nas articulações causadas por inflamação.
    A artrose é uma degeneração da articulação causada por traumatismo ou envelhecimento que causa dores e dificuldades de locomoção na articulação em questão.
    Bursite é a inflamação da bursa que se localiza no ombro e se trata de uma bolsa com líquido sinovial para servir de amortecimento para as proeminências ósseas e tendões dessa área. Inflamação, dor e dificuldade de movimento são os seus sintomas.
    A fibromialgia está relacionada a dores de cabeça, ansiedade, depressão, fadiga e distúrbio do sono. Trata-se de uma síndrome de causa desconhecida onde o enfermo sofre dores corporais por períodos longos com maior sensibilidade principalmente nos músculos, articulações e tendões.

  2. 2

    Gota e Tendinite
    A gota é uma doença reumatológica caracterizada por uma inflamação muito intensa na articulação sendo a sua crise elevada devido ao aumento da taxa de ácido úrico no sangue. O ácido úrico se acumula em forma de cristais nas articulações afetadas principiando reação inflamatória de dor intensa.
    A incidência de gotas é sobremaneira em homens mas pode afetar mulheres que estejam na menopausa. Uma vez que a doença não seja tratada poderá desencadear cálculo renal além de cristais de ureato de cálcio na pele do enfermo.
    A tendinite é uma inflamação do tendão, um tecido que liga o osso e o músculo. Tal inflamação provoca dores bem localizadas e afeta a força muscular do enfermo que perde capacidade e precisão. Fisioterapia, anti-inflamatórios e analgésicos são alguns dos tipos de tratamentos utilizados.

  3. 3

    Como Tratar o Reumatismo
    O tratamento para o reumatismo vai variar conforme o tipo que for diagnosticado mas geralmente envolve medicamentos que aliviam a inflamação e a dor de modo geral. Em alguns casos recomenda-se fisioterapia, como mencionado acima, de maneira que se alcance o alívio da enfermidade e melhore a qualidade de vida do paciente para que consiga ficar com seu bem-estar físico e emocional.

Comentários
blog comments powered by Disqus