» Hobby » Carros » Rodas: como saber qual escolher

Rodas: como saber qual escolher

Galeria
Rodas: como saber qual escolher

As rodas são, provavelmente, o componente mais importante de qualquer carro, já que é o único meio de contato deste com a estrada. O motor, as luzes e todas as outras peças são muito importantes, mas se não houver uma boa aderência das rodas ao alcatrão da estrada, tudo o resto é secundário. Por isso, deve ter muita atenção às todas do seu automóvel, zelar pela sua manutenção e verificar sempre as questões de segurança com alguma regularidade.
Além disso, as rodas desgastam-se com alguma velocidade. E basta estarem um pouco gastos ou ligeiramente vazios para colocar em causa a sua segurança e a de todos os que circulam na estrada.
Por isso, saber que rodas escolher para o seu carro não é só uma questão de preço e estética, é também uma questão de segurança. Por isso, aprenda algumas dicas de como e quais rodas escolher para o seu automóvel.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O tamanho da roda é, provavelmente, o fator mais importante no que toca à escolha de novas rodas para o seu carro. Ao troca-las deve ter em conta o tamanho exato da roda. Todas elas têm inscrito na parede lateral um código que indica o tamanho e as suas caraterísticas.
    Tomemos por exemplo o código P195/60R16 63H M+S. Isto signigica:
    P - tipo de roda
    195 - largura da banda de rodagem em milímetros
    60 - relação entre largura e altura da lateral comparada à altura
    R - construção radial
    16 - diâmetro do aro em polegadas
    63 - taxa de carga
    H - classificação de velocidade
    M+S - roda adequada a todas as estações

  2. 2

    A classificação de velocidade da roda é importante ter em conta, já que está em causa a sua habilidade de prevenir o sobre-aquecimento. Estes são classificados entre os 160 km/h até 300 km/h, sendo as mais usuais a T (190 km/h) e a H (210 km/h), indicadas para quem anda muito na auto-estrada. Para quem anda sobretudo dentro da cidade, um pneu de classificação S é o melhor.

  3. 3

    Também é fundamental considerar a capacidade de tração da roda, já que a aderência à estrada é fator importante. Por exemplo, se vive num local com neve deve optar por uma roda de "Inverno", enquanto que para localidade quentes as rodas de passeio são os mais aconselhados.

  4. 4

    Por fim, não opte por substituir as rodas na primavera. A melhor época para comprar rodas novas é o outuno, já que a tração numa estrada húmida diminui com o desgaste da roda.

Comentários
blog comments powered by Disqus