» Hobby » Carros » Rodas: como trocar

Rodas: como trocar

Galeria
Rodas: como trocar

Chegou à hora de trocar os pneus de seu carro? Mas, você sabe quando deve trocá-los? E como trocar? São perguntas simples, mas, que podem deixar muitas pessoas atrapalhadas na hora de por a mão na massa, ou melhor, na roda. Se você estiver querendo trocar o tamanho das rodas originais lembre-se de que existem leis que especificam tais detalhes.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Se estiver querendo trocar as rodas de seu carro por motivo estético ai vão as dicas: A mudança poderá comprometer a segurança? Às vezes, alterar algum componente do veículo pode comprometer a estabilidade, causando riscos em curvar ou mesmo em frenagens. Com as rodas não seria diferente.

  2. 2

    É permitido? A resolução 292 do Denatran proíbe tanto o aumento quanto a diminuição do diâmetro da parte externa das rodas. Essas mudanças não podem fazer com que o conjunto roda/pneu ultrapasse os pára-lamas. Muito cuidado ao trocar os aros por outros maiores, pois, deve usar pneus com perfil reduzido.

  3. 3

    Como vai ficar o consumo? Ao mudar o tamanho dos pneus pode haver uma mudança no consumo de combustível, gerando mais gastos. Além disso, terão um desgaste maior nas partes internas, como molas, amortecedores, bem como os pneus que devido à aderência com o asfalto poderá ficar “careca” muito mais rápido.

  4. 4

    O pneu furou? Quer trocar? Se estiver nessa condição, diferente da primeira situação que é a estética do seu carro, não se desespere. Se você tem as seguintes ferramentas tudo dará certo: Pneu sobressalente (Estepe), macaco hidráulico, triângulo luminoso e chave de roda.

  5. 5

    Primeiramente procure um local plano e seguro para efetuar a troca mantendo o carro na primeira marcha. Logo em seguida use a chave de roda para afrouxar as porcas. Depois disso erga o carro usando o macaco e logo em seguida você irá terminar de retirar as porcas, em seguida a roda.

  6. 6

    Já com o estepe em mãos você irá colocá-lo no lugar da roda danificada. Feito isso, baixe o carro, ponha a roda junta com as porcas e dê um acocho em cada porca até ficarem firmes. Vale ressaltar que se a roda tiver calota você terá que colocá-la antes de colocar as porcas. Agora só falta ir a uma borracharia para consertar o estepe.

  7. 7

    Para se precaver, leve sempre em seu porta-malas duas tábuas de madeira, uma para calçar ou travar as rodas do carro para a sua segurança e uma para por ao lado da roda danificada. Se preferir você pode ter em seu kit um par de luvas para evitar que se suje muito, lhe poupando de muitos transtornos.

Comentários
blog comments powered by Disqus