» Alimentos » Receitas » Salada com molho de hortelã

Salada com molho de hortelã

Galeria
Salada com molho de hortelã

A hortelã é conhecida em todo mundo pelas suas potencialidades vitamínicas contendo na sua folhagem as vitaminas A, B e C. Também é uma fonte rica em diversos minerais (fósforo, cálcio, potássio e ferro).Tem propriedades anestésicas bem como exerce ação estimulante sobre o aparelho digestivo (ajuda em digestões difíceis).
Os efeitos terapêuticos desta planta são inúmeros mas também é conhecida como um belo tempero e utilizada nos mais diversos pratos.
Aprenda como fazer uma salada com molho de hortelã:

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Ingredientes para o molho de hortelã:

    2 ramos de hortelã
    1 iogurte desnatado natural sem sabor
    60 ML azeite de oliva

    Ingredientes para a salada:

    250 MG de vários tipos de queijo.
    200 MG milho doce.
    2 quivis
    1 manga
    2 laranjas ou 1 ananás
    Sal q.b.
    7 tomates cherry


  2. 2

    Para preparar um belo molho de hortelã, faça o seguinte:


    Pique a hortelã (cerca de 3 colheres de sopa) bem pequenina com a ajuda de uma faca bem afiada. Não é aconselhável picar no liquidificador, pois fica ralada demais e altera o sabor, deixando um mau gosto).
    Junte à hortelã um iogurte natural desnatado (sem sabor).
    Depois de a hortelã estar bem envolvida com o iogurte, adicione azeite de oliva (cerca de duas colheres de chá) e o envolva o azeite pouco a pouco, batendo com uma batedora de arame ou envolvendo com uma colher, até ficar cremoso.
    Após ter preparado o molho de hortelã, deve por fim ser temperá-lo com um pouco de sal, pimenta preta e um pouquinho de vinagre frutado.

    Quanto à salada, à parte tenha uma vasilha de vidro para prepará-la enquanto o molho de hortelã fica em repouso:

    Ponha queijo de várias qualidades partido aos cubos (cerca de 250 MG de cada tipo de queijo)
    Coloque tomate partido aos cubos e tenha em mãos alguns tomates cherry para decorar no final.
    Adicione uma lata de 200 MG de milho doce cozido.
    Para lhe dar um gostinho agridoce acrescente também várias frutas devidamente partidas ou no mínimo laminadas, como por exemplo morangos, quiuí, manga, laranja e ananás.

    Nota: Toda a salada deve ser envolvida e misturada antes de receber o molho hortelã.

    Após fazer o molho de hortelã, deve por fim ser temperá-lo com um pouco de sal, pimenta preta e um pouquinho de vinagre frutado.

    Com tudo isto pronto, basta derramar delicadamente o molho de hortelã sobre a salada sem envolver. Ficará com uma bela cobertura esverdeada pois também o iogurte irá ganhar uma cor vinda da hortelã.

    Por fim, mas não menos importante, vamos decorar a salada com alguns tomates cherry colocados no recipiente aleatoriamente. Para dar textura e mais cor à salada alguns pedaços de fruta laminada como o morango e laranja ou manga, devem ser colocados por entre os tomates cherry.
    Leve à geladeira cerca de 15 minutos para resfriar um pouco e ficará nutritiva, apetitosa e refrescante.

    Deverá servir a salada com o molho hortelã em taças de vidro ou em pratos de sobremesa uma vez que esta é uma salada que pode fazer um belo aperitivo de entrada ou um belo café da manhã.

Comentários
blog comments powered by Disqus