» Alimentos » Receitas » Salada de alface

Salada de alface

Galeria
Salada de alface

Nós temos vários tipos de alimentação diariamente, mas umas das mais ricas é a salada de alface. Essa é uma das receitas que tem um sabor inconfundivel. O sabor de vários pratos ficam diferenciados com o acompanhamento de uma ótima salada de alface. A Alface é uma planta de horta utilizada por séculos na alimentação humana e apresenta grande variação com relação à forma, tamanhos, cores, textura, etc. A alface tem o período de safra de maio a novembro, época em que são encontradas em abundância.
Por possuir pouquíssimas calorias (15 calorias por 100 gramas), esta verdura pode ser consumida a vontade e seus mais variados tipos são facilmente encontrados em super mercados, feiras, sacolões, etc.
Dentre seus tipos estão: alface crespa, romana, mimosa, americana, alface repolho, etc. É também uma salada rica em sais minerais, tais como: cálcio, fósforo e ferro; e possui as seguintes vitaminas: A, C e niacina.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Uma tigela de vidro, colher grande, faca, 1 pé de alface, 4 tomates médios, sal, vinagre e azeite a gosto
  1. 1

    Preparação: Escolha e separe as folhas de alface, eliminando as que estiverem manchadas, escuras ou amareladas e moles. Elimine também as partes mais duras, junto ao caule. Lave folha por folha, com água corrente.
    Deixe-as de molho em água abundante com vinagre durante meia hora (1 colher de sopa de vinagre para cada litro de água). Lave bem os tomates e, com uma faca pequena e afiada, retire cuidadosamente as peles, puxando-as. Corte cada tomate na metade e, com a ponta da faca, retire as sementes que se encontram no centro do tomate. Lave muito bem com água corrente.
    Escorra bem a água da alface, e, se quiser, coloque as folhas sobre um pano, para secarem melhor. Corte as metades de tomate em fatias (não demasiado finas, para que não se desfaçam). Corte as folhas de alface em pedaços menores.
    Coloque as folhas de alface e o tomate numa tigela ou recipiente antes de ir à mesa (saladeira). Regue com o azeite e o vinagre ou sumo de limão. Junte o sal fino e, com uma pinça para saladas, misture tudo muito bem (com cuidado, para não desfazer os tomates).

    Não há refeição que dispense uma boa salada. De folhas, legumes crus ou cozidos, tomates, ovos, as variedades são imensas e as combinações infinitas. Isso sem falar nos molhos, que dão um toque especial à mais simples das saladas. Podemos ainda incluir carnes frias, camarões e frango nas nossas receitas. As saladas geralmente são servidas como entrada, mas em alguns casos, ficam melhor como segundo prato.
    As saladas são excelentes acompanhamentos para pratos únicos, como torta, cuscuz, risoto. As saladas de legumes cozidos combinam com carnes e aves assadas. Ponha em ação a sua criatividade. Use a abuse das saladas, excelentes fontes de vitaminas e sais minerais.

    Salada mista

    1 pé de alface
    2 tomates não muito maduros
    1 cebola
    3 colheres de azeite de oliva
    suco de ½ limão
    sal a gosto

    Preparação

    1. lave e seque bem a alface
    2. Corte o tomate e a cebola em rodelas finas
    3. Arrume em uma travessa as folhas de alface, colocando ao centro o tomate e a cebola
    4. regue com o molho preparado com o azeite de oliva, limão e sal.

Comentários
blog comments powered by Disqus