» Hobby » Artesanatos Trabalhos Manuais » Sapatinho de crochê: saiba fazer

Sapatinho de crochê: saiba fazer

Galeria
Sapatinho de crochê: saiba fazer

Os sapatinhos de crochê continuam sendo grande sucesso, mesmo com o passar do tempo. Seja entre bebês, ou até mesmo entre jovens e até adultos, esses calçados graciosos e muito confortáveis têm tido espaço garantido entre as pessoas com looks mais fashion. Isso ocorre porque esse sapatinho calça muito bem qualquer formato de pés e combina com os mais variados looks, desde os descolados, até os mais formais.

Esse tipo de calçado pode ser produzido por você com facilidade, desde que se conheçam os pontos básicos da técnica do crochê. Separe, então, um novelo de lã e uma agulha de crochê – preferencialmente a número 2. Desse modo, para facilitar seu trabalho, a seguir apresentamos um passo a passo para que você consiga fazer lindos sapatinhos de crochê. Mãos à obra!

Instruções

Coisas que você precisa

  • linha de crochê
  • agulha de crochê
  1. 1

    Comece de um ponto que servirá de base para todo o trabalho. Pegue a ponta da linha, gire-a ao redor de seu dedo indicador, passando a ponta por dentro, e finalize esse ponto puxando até a metade.

  2. 2

    Dê início ao ponto corrente, que dará estrutura a toda forma do sapato. Tome a agulha com uma extremidade da linha, passando o outro lado por dentro, o que resultará em uma carrera formando uma corrente contínua, que não deixa o sapato se desmanchar no decorrer do trabalho.

    Para um sapato pequeno deve-se, em média, fazer carreiras de 8 pontos de corrente. O número de carreiras será determinado pelo tamanho - ou o número - do calçado. No caso de um sapato para bebês, apenas 10 serão suficientes. Tenha bastante cuidado na confecção desta parte, para que o conforto do calçado seja completo.

  3. 3

    Na parte de cima do sapato, será utilizado o ponto baixo, para criar uma espécie de relevo na peça. É importante puxar a linha até a metade, sem que a costura se abra muito. Faça duas fileiras, tendo este ponto por base, com um padrão arredondado. Para o toque final, deve-se retomar o padrão de 8 casas por carreira. O número de carreiras é variável, como vimos, mas para um bebê serão apenas 10, ao todo.

    Para dar o formato ao calçado, o número de casas de cada carreira deverá ser decrescente. Desse modo, apenas 5 casas restarão, gerando espaço para entrada do pé. Para elaboração do cadarço em um modelo para bebês, basta-se utilizar um fio à parte, de 8 cm, e passá-lo através dos pontos frontais da costura do sapatinho.

Comentários
blog comments powered by Disqus