» Dinheiro » Procura por Emprego e Vida Profissional » Servidor público: como se inscrever no concurso

Servidor público: como se inscrever no concurso

Galeria
Servidor público: como se inscrever no concurso

Para quem busca estabilidade profissional uma das melhores alternativas é se tornar um servidor público, isso porque, o indivíduo terá o seu emprego garantido após um determinado período, estágio probatório, conforme previsto no contrato, podendo ser demitido somente se houver a comprovação de justa causa.

Em decorrência disso e também dos salários ofertados para este tipo de trabalhador, têm aumentado a concorrência nos concursos, que selecionam os candidatos aos cargos públicos. São várias as instituições em que os profissionais podem se candidatar a vagas como, por exemplo, em departamento da prefeitura municipal, dos órgãos do estado ou do Governo Federal. Confira abaixo como se inscrever no concurso para servidor público.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Antes de tudo a primeira coisa a se fazer é ficar atento a todas as informações que são divulgadas sobre concursos. Se a pessoa já tem em mente uma instituição a qual deseja trabalhar, ela deverá acessar o site do órgão e verificar a data em que está previsto o próximo concurso público.

  2. 2

    Caso o cidadão ainda não saiba para qual entidade deseja prestar concurso, o ideal é fazer uma pesquisa para descobrir quais são as empresas que estão publicando editais e de concursos e se elas possuem vagas condizentes com a sua área profissional.

  3. 3

    Para se inscrever no concurso para servidor público em primeiro lugar acesse o site da instituição, no ícone designado ao concurso clique com o botão esquerdo do mouse e depois selecione a opção ‘’Visualizar Edital’’. A primeira etapa a ser cumprida é ler com muita atenção tudo o que foi publicado no edital, dessa forma a pessoa poderá verificar se realmente existem vagas de acordo com o seu perfil e também se interar sobre as regras e o conteúdo que será cobrado na prova.

  4. 4

    Em seguida é preciso selecionar a opção ‘’Fazer inscrição’’, feito isso, será necessário fornecer todos os seus dados como, por exemplo, nome completo, RG, CPF, idade, cidade, estado, endereço completo e em alguns casos o título de eleitor, dependendo do setor público em questão. Depois, selecione a vaga para o cargo que corresponde a sua área de atuação.

  5. 5

    Para finalizar esta etapa tem-se que enviar a inscrição, se todas as informações estiverem corretas será gerado um boleto, cujo o valor pode variar de acordo com o cargo que o indivíduo está se candidatando. A inscrição só será validada quando houver o pagamento da guia. Após todo este procedimento é só estudar e aguardar o dia em que a prova será realizada.

Dicas e AVISOS
  • Pesquise quais são as instituições públicas que estão com inscrições abertas para concursos.
  • A inscrição só é validada após o pagamento do boleto.
Comentários
blog comments powered by Disqus