» Hobby » Animais e Animais Domésticos » Shih tzu preto: saiba mais

Shih tzu preto: saiba mais

Galeria
Shih tzu preto: saiba mais

Shih-tzu é uma raça chinesa de cães. Sua origem exata é desconhecida e cercada por lendas românticas. Sabe-se que no século XVII viviam no Palácio Imperial, cercadas por luxo e eram exclusividade da família real. É um cão de companhia. Familiar, aprecia contato humano, não é do tipo que exige atenção 24 horas por dia, nem é particularmente agressivo, embora possa ser um pouco desobediente.

A raça pode ser de uma ou mais cores. O Shih-tzu preto possui o gene dominante e tende a ficar levemente prateado com a idade. Conheça algumas curiosidades e dicas a respeito deste cão.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O Shih-tzu preto pode ter uma pequena mancha branca nas patas, peito ou cabeça. Isso não significa nenhum cruzamento errado ou problema genético, é apenas uma característica da raça. Além do preto, existem cães da raça que são dourados, preto e brancos, tigrados, vermelhos e brancos, dourados e brancos e algumas outras variações.

  2. 2

    Para manter o pelo do Shih-tzu longo e bonito é preciso escová-lo todos os dias. Use uma escova de metal com pinos longos e médios, sem proteção nas pontas, e cuidadosamente escove desfazendo os nós. É importante não machucar o cão, ou ele se tornará resistente e poderá tentar fugir das escovações.
    Existem também alguns cosméticos veterinários que ajudam a desembaraçar os fios e ainda deixam o cachorro com um aroma agradável.

  3. 3

    O banho deve ser frequente e dado com cuidado para não embaraçar ainda mais os pelos. Use um xampu e um condicionador correto e use movimentos delicados para não assustar o cão e marcar o momento do banho como algo desagradável. Se for acostumado desde filhote, passará a encarar o momento como uma grande brincadeira.

  4. 4

    O Shih-tzu é braquicefálico, o que significa que não tem muita potência respiratória. Por isso não deve ser forçado a fazer exercícios extremos, nem deixados em carros ou ambientes pequenos e fechados por muito tempo. É preciso supervisionar as crianças para que não exagerem nas brincadeiras e terminem prejudicando o animal.

  5. 5

    O Shih-tzu convive bem com outros animais, crianças e idosos. Não costuma morder e ser agressivo. Se isso estiver acontecer é indicação de que há algo errado na criação e o cão passou a entender que é o líder da matilha. Para corrigir o comportamento não o alimente na boca, não permita que coma sem sua autorização e durante o passeio o contenha para que ande ao seu lado e não a sua frente.

Comentários
blog comments powered by Disqus