» Dinheiro » Finanças Pessoais » Simulação de aposentadoria: como fazer

Simulação de aposentadoria: como fazer

Galeria
Simulação de aposentadoria: como fazer

A aposentadoria é um direito assegurado por lei e prevê a garantia de rendimentos aos segurados com idade e tempo de contribuição mínimos previstos na legislação. É considerado segurado todo trabalhador, autônomo, empresário ou dona de casa que contribuem, ou contribuíram, para a previdência social.

A condição de segurado garante não apenas o direito à aposentadoria, mas também a outros benefícios como o auxílio reclusão, auxílio acidente, auxílio doença, licença maternidade e vários outros. A idade mínima para requerer a aposentadoria por idade é de 65 anos para o homem e de 60 anos para a mulher (trabalhadores urbanos), sendo necessária ainda a comprovação que houve 180 contribuições mensais durante tal período. Há também a aposentadoria por tempo de contribuição, no qual se deve comprovar o mínimo de 35 anos de contribuição, o trabalhador homem, ou 30 anos de contribuição, para a mulher.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Os valores pagos ao aposentado podem ser integrais ou parciais, sendo que existem regras específicas para a concessão da aposentadoria parcial, cujo valor mínimo é de 70% do salário benefício. Entretanto, há uma ressalva quanto ao valor pago como benefício pelo INSS para quem ganha acima de um salário mínimo: o teto da previdência. Isto significa que, independentemente de ganhar acima do valor máximo, é possível apenas contribuir sobre o valor definido como teto para tal e os benefícios recebidos também utilizam estes parâmetros. A previdência disponibiliza para o contribuinte, seja ele empregado público ou privado, a possibilidade de calcular a sua aposentadoria, seja por tempo de contribuição ou de serviço. As simulações efetuadas não possuem valor legal, e os dados oficiais podem ser obtidos nos escritórios da Previdência Social espalhados por todo país.

  2. 2

    Para simular o tempo necessário para aposentar-se de um trabalhador celetista acesse o site Caso deseje realizar a simulação para um servidor público, acesse o site.O funcionamento de ambos os simuladores é similar: preencha todos os dados solicitados na tela, clicando em “avançar” sempre que for necessário e preenchendo os dados referentes a todos os vínculos empregatícios ocorridos até o momento.

  3. 3

    Após preenchimento de todos os dados e a confirmação destes, será apresentado na tela se o contribuinte possui ou não o tempo mínimo de contribuição para aposentar-se. É apresentado também o tempo que o trabalhador deverá contribuir para ter direito ao benefício.

  4. 4

    É possível também calcular o valor a ser recebido ao aposentar-se, através do endereço Nesta simulação é necessário informar os valores de salário-de-contribuição referentes a cada mês e o site só faz o cálculo se quem o requisita informou no preenchimento dos dados que possui o tempo mínimo de contribuição exigidos por lei.

Comentários
blog comments powered by Disqus