» Família » Bem-Estar da Família » Sinais de gravidez

Sinais de gravidez

Galeria
Sinais de gravidez

Quando uma mulher se encontra grávida apresenta sinais e sintomas que a podem levar a pensar isso mesmo. Depois à medida que a gravidez se desenrola são muitas as alterações físicas e psicológicas que a mulher vai experimentar com o objetivo de se adaptar a esta nova fase. Na verdade convém lembrar que alguns sinais de gravidez não são muito agradáveis.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Atraso menstrual

    Para a mulher que tem um ciclo menstrual regular o atraso menstrual pode ser o primeiro sinal de uma possível gravidez. Nestes casos o melhor é fazer um teste de gravidez e se ele for positivo procurar o médico o mais rapidamente possível.

  2. 2

    Dor nas mamas

    A dor nas mamas é outro sinal de gravidez e esta surge muitas vezes logo no inicio da mesma. Esta dor também pode surgir somente nos últimos dias da gravidez quando se verifica um aumento do volume das mamas e à preparação para a amamentação. O escurecimento da auréola e do mamilo também acontece durante a gravidez.

  3. 3

    Alterações no paladar ou no olfacto

    É muito frequente ouvir as grávidas queixarem-se de que as coisas que as rodeiam têm um cheiro diferente e que a comida não tem o mesmo sabor. Nesta fase tão importante da mulher o seu paladar e o seu olfacto sofrem alterações por vezes muito intensas. Estas alterações quando têm uma intensidade muito forte provoca mau estar na grávida e em casos mais graves pode mesmo levá-la a um internamento uma vez que não se alimenta convenientemente.

  4. 4

    Náuseas, enjoos e vómitos

    Associado muitas vezes às alterações referidas anteriormente surgem as náuseas, os enjoos e os vómitos. Todos estes sinais também podem aparecer sem que se verifique as alterações do paladar e do olfacto e podem surgir a qualquer momento do dia embora sejam mais frequentes no inicio do dia. Estes pioram quando a grávida está muito tempo sem se alimentar.
    Existem grávidas que não sentem nenhum destes sinais e passam uma gravidez inteira sem nunca se sentir enjoadas, mas também existem aquelas que sentem vómitos tão fortes que chegam mesmo a ter que fazer tratamento hospitalar para que não sofram de desidratação e desnutrição graves.

  5. 5

    Sono e cansaço

    O sono e o cansaço excessivo são um dos mais marcados sinais de gravidez. A grande maioria das mulheres grávidas diz ter sentido estes dois sintomas antes mesmo de terem conhecimento da sua gravidez.

  6. 6

    Dor de cabeça

    As dores de cabeça surgem muitas vezes nas primeiras semanas de gravidez em consequência de uma necessária adaptação hormonal. Estas acontecem com mais frequência em mulheres que já têm uma história de cefaleias frequentes ou enxaquecas.

  7. 7

    Cólicas

    Outro sinal de gravidez é as cólicas que podem aparecer em qualquer altura da gravidez. Podem surgir devido aos vómitos, à má digestão dos alimentos, a desidratação ou desnutrição. Como todos os sinais e sintomas referidos anteriormente também este deve ser referido ao médico seguindo os seus conselhos.

Comentários
blog comments powered by Disqus