» Família » Bem-Estar da Família » Sintomas da gripe

Sintomas da gripe

Galeria
Sintomas da gripe

A saúde é um dos aspectos mais importantes da nossa vida e deve ser levada a sério. Em uma infecção viral, é comum o sistema imunológico entrar em ação e realizar uma descarga de substâncias químicas no organismo que causam uma sensação de fadiga, cansaço, dores musculares, dentre vários outros sintomas. A gripe é uma doença sazonal, que ataca praticamente qualquer indivíduo e é mais preocupante quando atinge idosos e crianças menores de 3 anos de idade. Para evitá-la, é fundamental higienizar as mãos, evitar locais fechados, manter-se sempre com uma boa alimentação e praticar exercícios. Além disso, a vacinação é um dos atos mais importantes, principalmente em indivíduos maiores de 65 anos. O governo cria campanhas anuais de vacinação para idosos, que devem ser imunizados para evitar ao máximo as chances de adquirirem a doença. Boa parte dos sintomas da gripe são causados devido à uma sobrecarga do Sistema Imunológico, que elimina a infecção e restabelece o equilíbrio do organismo.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Sintomas mais comuns em infecções virais.
    A gripe é uma infecção viral que atinge praticamente 100% da população mundial. Embora seja inofensiva na grande maioria dos casos, ela pode se tornar potencialmente perigosa em casos de idosos, gestantes e crianças que ainda não possuem o seu sistema imunológico completamente desenvolvido. Por ser uma doença causada por vírus, os seus sintomas mais comuns são relacionados ao trato respiratório e incluem a coriza – constipação nasal – tosse com ou sem a eliminação de muco, dores musculares, prostração, dores de cabeça e febre. Em casos mais graves, a prostração impede que o indivíduo tenha uma rotina normal e a febre pode atingir os 39ºC. As dores na garganta, dificuldade de deglutição e outros incômodos no trato respiratório podem durar por 3 ou 4 dias até que o corpo comece a controlar a infecção.

  2. 2

    Previna-se da gripe.
    A melhor forma de evitar que o vírus se espalhe pelo organismo é tomar algumas precauções importantes. O vírus da gripe é um microrganismo muito resistente e que pode se espalhar facilmente em locais muito movimentados, como estações de metrô, aeroportos e supermercados. Por isso, é importante evitar a permanência prolongada nesses locais. A higienização frequente das mãos também é fundamental para evitar o contato com o vírus.

  3. 3

    Tratamento.
    O médico é o profissional capacitado para prescrever os tratamentos contra a infecção. Geralmente o tratamento é baseado em medicamentos que vão aliviar os sintomas da gripe. O repouso também é recomendado, já que o sistema imunológico precisa de tempo para combater o agente invasor. De maneira geral, a gripe é uma doença comum e inofensiva, mas que deve ser tratada corretamente pelo acompanhamento de um profissional habilitado.

Comentários
blog comments powered by Disqus