» Saúde » Corpo e Saúde » Sintomas de gases: possíveis causas

Sintomas de gases: possíveis causas

Galeria
Sintomas de gases: possíveis causas

A maioria das pessoas experiencia gases como sintoma, devido a algo que comeram ou beberam. Uma das causas mais comuns são as bebidas gaseificadas, embora muitos outros alimentos podem conduzir a uma produção excessiva de gases no estômago. Determinadas doenças e até mesmo alguns medicamentos, podem causar ou contribuir para o problema também. Embora possa ser embaraços e desconfortável, os gases são geralmente inofensivos. Por vezes, pode ser um sintoma de uma doença ou enfermidade. No entanto, casos graves ou a longo prazo devem ser relatados a um profissional médico. Conheça possíveis causas de sintomas de gases.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Um sistema digestivo saudável é habitado por milhares de milhões de bactérias de várias espécies diferentes, algumas das quais produzem gases residuais, metabolizando os alimentos não digeridos. Também no sistema digestivo estão bactérias que absorvem e metabolizam esses gases e produzem assim outros tipos de resíduos. O equilíbrio das bactérias presentes no sistema digestivo tem uma influência bastante profunda sobre a quantidade de gases que se expele do corpo e um desequilíbrio pode conduzir a muitas vezes a excesso de gases. Uma boa dieta e saúde digestiva saudável desempenham um papel determinante no equilíbrio das bactérias no intestino.

  2. 2

    Uma causa comum de gases é engolir mais ar ou gás do que o normal. Por exemplo, tomar qualquer tipo de bebida gaseificada irá resultar neste sintoma, simplesmente porque estas bebidas contêm dióxido de carbono dissolvido. Chicletes e balas podem aumentar o risco, pois as pessoas tendem a engolir mais vezes ao mastigar ou a chupar os doces. O excesso de deglutição de ar pode ocorrer também quando comer uma grande refeição, se comer rapidamente ou quando o alimento não é mastigado completamente.

    Os alimentos gordurosos também podem causar este problema, uma vez que leva ao corpo mais tempo para digeri-los. Isto significa que as bactérias têm mais tempo para trabalhar e produzir mais resíduos. Além de ser mais saudável por outras razões, coma menos alimentos que são ricos em gordura, o que pode permitir que o estômago esvazie mais rapidamente, aliviando o sintoma de gases.

  3. 3

    Doenças gastrointestinais muitas vezes causam sintomas de gases, além de sintomas como inchaço, cólicas, dor e diarreia. Tais doenças incluem a síndrome do intestino irritável, colite ulcerosa e doença de Crohn, bem como as doenças infecciosas, tais como gastroenterite. No caso de gastroenterite, os sintomas geralmente desaparecem uma vez que a doença completa o seu curso.

    Quando uma condição crônica, como a síndrome do intestino irritável é a causa, os sintomas estão em curso e podem persistir mesmo quando tratados com medicação ou com a modificação da dieta. Isto é porque as doenças crônicas gastrointestinais interferem com a digestão e os alimentos ficam mais susceptível de passar através do estômago e para dentro do cólon. Tratar tais condições é difícil e uma pessoa com uma dessas doenças crônicas pode ter que tentar vários medicamentos e mudanças na dieta para chegar a uma combinação que ajude a controlar os sintomas.

Comentários
blog comments powered by Disqus