» Alimentos » Sorvete de brigadeiro: como fazer

Sorvete de brigadeiro: como fazer

Galeria
Sorvete de brigadeiro

O brigadeiro é uma das sobremesas que mais fazem sucesso entre os brasileiros, por isso é natural que sejam inventadas diversas variações que usam esse conceito como base. Pavê, bolo, mousse, sorvete... Tudo pode ser feito com sabor de brigadeiro. Aprenda como fazer um saboroso sorvete de brigadeiro caseiro muito prático e impressione suas visitas.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • 2 colheres de sopa de conhaque (opcional)
  • 1 pitada de sal
  • 2 latas de leite condensado
  • 1 1/2 xícara de chocolate em pó
  • 500 g de creme de leite fresco
  1. 1

    Antes de começar a preparar o sorvete de brigadeiro, é necessário que o creme de leite fresco esteja bem gelado. Uma alternativa é deixá-lo no congelador por alguns minutos antes de iniciar o preparo. Mas é importante não deixar o tempo suficiente para começar a pedrar.

  2. 2

    Para começar o preparo do sorvete, faça o brigadeiro de forma tradicional. Despeje as latas de leite condensado e o chocolate em pó (também pode ser achocolatado, o que deixará o sorvete mais doce) numa panela, misture tudo e leve ao fogo. O segredo do brigadeiro é mexer sem parar para que não grude no fundo da panela e não crie pedaços mais duros. Após atingir o ponto de brigadeiro de colher, com uma textura mais mole e macia, desligue o fogo, reserve e aguarde esfriar.

  3. 3

    Enquanto o brigadeiro de colher esfria, adicione o creme de leite fresco bem gelado numa batedeira e bata sem parar até que ele aumente de volume e comece a criar picos moles por toda a parte. Em seguida, adicione aproximadamente 3/4 do brigadeiro, apenas quando já estiver frio. Faça a mistura sempre batendo na velocidade mais baixa da batedeira.

    Adicione 5 colheres de sopa de chocolate em pó e a pitada de sal. Se quiser, esse também é o momento de adicionar o conhaque para dar um toque mais refinado e gastronômico ao sorvete. Bata tudo até que a mistura fique incorpada e com uma textura bem cremosa. Aos poucos, despeje a mistura no recipiente que for servir o sorvete. Intercale com o restante do brigadeiro que não foi usado para criar um efeito de "brigadeiro pingado". O ideal é adicionar uma camada de sorvete, uma de brigadeiro, outra de sorvete e pequenas colheradas espaçadas do brigadeiro na superfície para finalizar e deixar o visual mais saboroso. Isso fará com que o sorvete fique com um sabor ainda mais real. Cubra o recipiente com plástico filme e deixe no congelador por 6 horas antes de servir para ficar no ponto.

Comentários
blog comments powered by Disqus