» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Tanque de combustivel: saiba mais

Tanque de combustivel: saiba mais

Galeria
Tanque de combustivel: saiba mais

Os tanques de combustível estão avançando muito em suas tecnologias. Basicamente servem para armazenar combustíveis como gasolina, álcool ou diesel, os mais comuns no Brasil. Alguns tem algumas tecnologias a mais que os outros dependendo da finalidade e funcionalidade necessária.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Atualmente, existem vários modelos de tanques de combustível. Para automóveis, os mais comuns produzidos são os de plástico, pelo peso, preço, e pelo desgaste do material. Há um tempo atrás estes eram de metais, os quais deveriam ser tratados para evitar a corrosão, devido a condensação constante do combustível nas paredes do reservatório.

  2. 2

    No interior dos tanques, geralmente, são utilizadas algumas divisórias para evitar o deslocamento excessivo do combustível, principalmente em frenagens, arrancadas e curvas. Melhorando, também, a estabilidade do automóvel.
    Alguns componentes como o indicador de nível de combustível, são bem úteis. Este indicador funciona normalmente com uma boia, que aciona um sensor que identifica a que altura a mesma está. Mostrando assim a quantidade de combustível presente no tanque, e dependendo do modelo do veículo, mostra também a autonomia. Em alguns veículos, principalmente motocicletas, não existe marcador de combustível. Então, tem o compartimento reserva do tanque que pode ser acionado quando o nível de combustível estiver muio baixo.
    Normalmente quando o veículo funciona com injeção eletrônica ou o tanque está abaixo do motor, há uma bomba de combustível no interior do tanque, para poder enviar o combustível para o motor corretamente.

  3. 3

    Os tanques de combustíveis possuem, na parte inferior, um tubo de saída para o combustível. Este é utilizado para a manutenção de alguma parte do tanque ou local próximo no qual o tanque precise ser retirado ou até mesmo para a limpeza do reservatório. Quando o combustível fica por muito tempo no tanque sem ser usado, pode juntar algum tipo de sujeira. Algo que acontece, também, quando o combustível é de má qualidade. Por isso é importante que se limpe ele de tempo em tempo, para evitar que essas impurezas cheguem até o motor, causando danos e prejuízos.

  4. 4

    Os projetos procuram deixar mais distante do motor a fim de evitar acidentes. Se o motor está na parte da frente do veículo o tanque fica na parte de trás, e se o motor ficar na parte de trás o reservatório de combustível fica na parte da frente. Visando também a não comprometer a estabilidade do automóvel, procura-se deixar este mais próximo ao solo, ou abaixo da altura do motor, para quando estiver cheio, permitir que o carro tenha a agilidade necessária.

Dicas e AVISOS
  • É importante não deixar o combustível dos veículos com injeção eletrônica acabar, pois a bomba de combustível ao ser acionada vazia pode queimar. Evitando assim a necessidade da troca da peça para o funcionamento do veículo.
Comentários
blog comments powered by Disqus