» Alimentos » Receitas » Tapetes de Retalhos

Tapetes de Retalhos

Galeria
Tapetes de Retalhos

Fazer tapetes artesanais é uma excelente atividade ocupacional que embeleza a casa e quando produzido em maior escala, favorece como ganho de renda e podem ser vendidos nas feiras de artesanato.
Tapetes de retalho dão um colorido especial e são muito fácies na hora de lavar. Muitas pessoas apreciam o modelo e não fazem por desconhecer a técnica de produção que é simples e barata, por isso, vamos ensinar o básico para fazer seu tapete de retalhos.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Abra o saco de estopa (tecido chamado junta), cortando com a tesoura as partes em que estiver costurado. Lave e pendure no varal sem torcer, apenas esprema um pouco para tirar o excesso da água. Quando estiver seco, estique sobre uma mesa e acerte o tamanho que deseja cortando o excedente.

  2. 2

    Costure as laterais da junta. Faça uma dobra de 3 centímetros para fazer o acabamento dobrando a ponta para dentro como se estivesse fazendo um enroladinho. Costure fazendo pontos pequenos e apertados com cuidado para não franzir o tecido, pois ao encolher, dará diferença em outra ponta.

  3. 3

    Prepare os retalhos. Para conseguir boa quantidade de retalhos e facilitar sua busca, vá às confecções mais próximas e peça um pouco para o seu trabalho artesanal. Caso não consiga de graça, o preço é sempre baixo por cada saco de retalhos.
    Corte os retalhos em tiras para o enchimento do tapete, procure cortar em tamanho similar, não precisa medir milimetricamente, basta ser de tamanho e espessura aproximada. À medida que for cortando, armazene em um saco azul.

  4. 4

    Pegue um grampo de tamanho grande, desses que são utilizados para prender cabelo, ele é vendido a dúzia em lojas de armarinhos ou nas lojas de produtos para os cabelos, esse será o único item que usará para colocar os retalhos.
    Abra um pouco o grampo, ponha 1 retalho no grampo levando até o fundo (onde o grampo tem uma volta). Acerte o retalho de modo que fique ao meio descendo, depois, insira o grampo na junta (tecido do tapete) no meio de uma das tramas como se estivesse enfiando uma agulha no tecido para costurar. Então suba o grampo dando espaçamento de 1 centímetro fazendo movimento para cima.
    Remova o grampo e dê um nó bem apertado com o retalho. Repita a ação até terminar o tapete.

Dicas e AVISOS
  • O tapete de retalhos pode ser feito em outros formatos além do quadrado, como redondo, oval ou retangular, assim também como passadeira.
  • O tecido para base do tapete pode ser de tela para bordado, pois esse é mais fácil de encontrar.
  • Quando o grampo estiver sem protetor nas extremidades, jogue fora e utilize outro para não arranhar os dedos.
Comentários
blog comments powered by Disqus