» Hobby » Artesanatos Trabalhos Manuais » Tapetes em barbante: como fazer

Tapetes em barbante: como fazer

Galeria
Tapetes em barbante: como fazer

Parte importante na decoração de qualquer casa, os tapetes artesanais além de serem bonitos são fácil de fazer. No entanto há algumas dicas que podem auxiliar bastante na confecção desses tapetes. Confira abaixo algumas dicas e um passo a passo de como fazer tapete de barbante.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Agulha 6 mm de crochê.
  • Barbante mescla 4/8
  • Barbante preto 4/8
  1. 1

    Passo a passo para fazer um tapete de barbante com flor rococó.Material:O primeiro passo para fazer o tapete é começar com um cordão de 6 correntes. Quando já estiver pronta a corrente, passe a agulha de crochê pela primeira corrente e arremate os dois pontos com um ponto baixíssimo fechando o círculo. Faça mais uma corrente para dar a medida e em volta do círculo já pronto faça 12 pontos baixos. Encha toda a volta do círculo com pontos baixos.Após fazer os 12 pontos baixos, você irá prender o último ponto na primeira corrente que fez, e só então irá fazer um ponto baixíssimo fechando o círculo. Em seguida, você fará mais uma corrente para dar a medida e, no mesmo ponto, irá fazer mais um ponto baixo. Faça três correntes, pule um ponto e faça outro ponto baixo, em seguida faça novamente três correntes, pule outro ponto e faça outro ponto baixo. Repita essa operação até o final dessa volta.

  2. 2

    Agora é a parte das pétalas: você irá laçar por quatro vezes a linha na agulha de crochê e passar a agulha pelo arco e puxar o ponto. Você irá repetir essa operação para fazer todas as pétalas. Agora você irá puxar cada laçada para fora da agulha realizando, dessa forma, o ponto denominado de parafuso. Quando você terminar de puxar as laçadas e chegar ao último ponto, você irá laçar e arrematar os dois último, terminando o ponto parafuso. Repita essa operação por três vezes, completando assim três pontos parafusos. Assim que você terminar a pétala, prenda o último ponto na base e faça mais um ponto baixo na carreira anterior. Repita esse procedimento em todas as pétalas da sua flor. Depois de terminar todas as pétalas da flor, encerre com o último ponto arrematado ao primeiro da corrente e faça um ponto baixíssimo.No passo seguinte, você irá unir essa flor a três tiras de flores, para completar o tapete. Você irá fazer mais uma flor, porém quando faltar três arcos para colocar as pétalas, você fará duas continuações de pontos parafusos no modelo da sua pétala. Atente que a pétala é composta por cinco pontos parafusos, com quatro laçadas em casa uma. Você fará agora a união das flores que irão compor seu tapete. O número de flores que irão compor o seu tapete no total será 30 flores.

  3. 3

    Comece a unir uma flor a outra começando pelos três arcos inacabados. Una a pétala que você está fazendo a outra flor, passe o ponto da sua pétala à flor que você já terminou na terceira parte da já acabada. Passe a agulha pelo ponto do meio da flor já terminada. Faça um ponto baixo e arremate; dessa forma a pétala já irá ficar unida a flor já pronta. Em seguida continue a fazer o restantes dos três arcos que irão formar as pétalas da flor. Em seguida faça quatro laçadas formando um ponto parafuso que integra tanto a pétala que você está fazendo, quanto a flor já acabada. Faça isso até que todas as flores estejam acabadas. Seu tapete já estará pronto.

Comentários
blog comments powered by Disqus