» Casa » Tapetes frufru: saiba fazer

Tapetes frufru: saiba fazer

Galeria
Tapetes frufru: saiba fazer

Artesanato é sempre uma boa forma de mudar o ambiente e decorá-lo com peças únicas e exclusivas. Que tal obter esses resultados utilizando um tapete frufru? Este tipo de acessório é ideal para colorir os ambientes, dando-lhes um ar descontraído.

O melhor é que não é preciso gastar muito dinheiro para ter um tapete frufru: é possível fazer esse acessório em casa utilizando materiais acessíveis e baratos, até mesmo retalhos de tecidos, o que é perfeito para evitar desperdícios.

Confira aqui o passo a passo de como fazer o tapete frufru, assim como dicas especiais para tornar o acessório mais bonito e bem acabado.

Instruções

Coisas que você precisa

  • - Tiras de tecido no tamanho 15 cm x 2 cm
  • - Tapete antiderrapante
  • - Palito de madeira
  • - Tesoura
  1. 1

    Corte tiras de tecido de quinze centímetros de comprimento por dois de largura. Não há um número exato de tiras a ser cortado, pois a quantidade utilizada pode variar de acordo com o tamanho do tapete a ser confeccionado.

  2. 2

    Com a ajuda de um palito de madeira, passe uma das pontas da tira de tecido pelo furo de um tapete antiderrapante. Pule um furo e passe novamente a mesma ponta, deixando-a no lado direito do tapete. Amarre as duas pontas dando um nó simples e não tão apertado. Repita este procedimento por todo o tapete antiderrapante, até que o material seja totalmente coberto pelas tiras de tecido.

  3. 3

    Finalize o tapete frufru cortando todas as tiras em volta do tapete, de modo igualar o tamanho do tecido, eliminar sobras e falhas, e garantir um resultado mais regular, homogêneo e bonito.

Dicas e AVISOS
  • 3- Para um tapete frufru mais macio e quente, troque o tecido por tiras de pele sintética. O resultado é um tapete mais sofisticado e elegante, perfeito para ambientes com decoração mais clássica e tradicional.
  • 1- Para fazer um tapete frufru colorido e diferenciado, mescle tecidos neutros e simples com versões estampadas e coloridas.
  • 2- Substitua o tapete antiderrapante por tecidos com tramas largas, como a juta. O procedimento de confecção do tapete frufru é o mesmo e, neste caso, o acessório pode até receber um forro, para garantir melhor acabamento. Basta selecionar um tecido e costurá-lo no avesso do tapete.
  • - Não se esqueça de dar o nó nas tiras de tecido ao confeccionar o tapete frufru. Caso esse procedimento não seja feito, ao lavar o tapete as tiras se soltarão e o acessório pode ser danificado.
Comentários
blog comments powered by Disqus