» Família » Férias e Planejamento de Viagens » Teatro Municipal de São Paulo

Teatro Municipal de São Paulo

Galeria
Teatro Municipal de São Paulo

O Teatro Municipal de São Paulo é uma construção conhecida por sua bela arquitetura inspirada na Ópera de Paris.
O teatro foi idealizado para que a capital paulista tivesse um centro cultural para promover óperas, concertos e outros espetáculos relacionados a arte.
A construção também se deu pela influência da corte sob o reinado do Imperador Dom Pedro II, apreciador de óperas e peças dramáticas.
Considerado um dos palcos de maior respeito no país, o teatro municipal da cidade de São Paulo completou 100 anos com uma rica história cultural.
O anfiteatro também e a sede da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e foi tombado pelo Patrimônio Histórico em 1981.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    As obras para construção do teatro foram iniciadas em 1903 sendo finalizadas em 1911. Em sua arquitetura foram combinados diversos estilos entre eles o Barroco do setecentos.
    O Teatro Municipal de São Paulo foi inaugurado em 12 de setembro de 1911 com a presença de uma grande aglomeração de pessoas admiradas pela iluminação com energia elétrica.
    A primeira noite de espetáculos da casa contou com um trecho da obra O Guarani de Carlos Gomes e uma encenação da ópera Hamlet de Ambroise Thomas.

  2. 2

    No período que compreendeu de 1912 a 1926, o anfiteatro apresentou mais de 270 espetáculos.
    Nesse período ocorreu a Semana da Arte Moderna no ano de 1922, um evento que marcou história no país.
    A Semana da Arte Moderna aconteceu de 11 a 18 de fevereiro na cidade de São Paulo, sendo sediada no anfiteatro municipal.

    No evento foram realizadas diversas apresentações de música e palestras sobre a modernidade no mundo.
    O modernismo rompia com todo e qualquer valor artístico que existia até o momento para iniciar um novo jeito de fazer pintura, poesia e outros tipos de arte.
    A semana teve a presença de personalidades ilustres como escritor Mário de Andrade, o pintor Di Cavalcanti e músico Heitor Villa-Lobos.

  3. 3

    O teatro municipal que foi construído apenas para óperas, começou a se mostrar capaz de receber outros eventos artísticos como apresentações de balé e recitais de poesias.
    Na década de 50 foi realizada a primeira grande reforma que durou de 1952 a 1955. As reformas aconteceram em virtude das comemorações do Quarto Centenário da cidade de São Paulo.
    A sala de espetáculos foi reconstruída, os camarotes de proscênio foram retirados para dar lugar ao órgão, os ornamentos e mobiliário foram refeitos e o vermelho tornou-se a cor oficial da tapeçaria, do estofamento das poltronas e cadeiras.

    Para os interessados em assistir os espetáculos apresentados no anfiteatro basta entrar no site do Theatro Municipal ou entrar em contato pelo número (11) 3397-0327.
    O anfiteatro está localizado na Praça Ramos de Azevedo, s/nº no centro da capital paulista.

Comentários
blog comments powered by Disqus