» Alimentos » Comidas e Bebidas » Telha de fibrocimento: conheça modelos

Telha de fibrocimento: conheça modelos

Galeria
Telha de fibrocimento: conheça modelos

As telhas de fibrocimento são uma opção econômica para a cobertura de construções. O custo da telha em si, comparando com a metragem de telhas cerâmicas convencionais, é apenas 10% ou 20% mais barato. A grande economia acontece na estrutura de madeiramento.
As telhas de fibrocimento são bem maiores do que as telhas cerâmicas, contam com uma área média de 1 metro quadrado, portanto, precisam de menos ripas e caibros para a sua sustentação.
Além disso, com a redução do peso das telhas e com a redução do peso do madeiramento, essas telhas permitem que uma grande área seja coberta com quantidade reduzida de pilares de sustentação, podendo cobrir grandes áreas de espaço livre.

Essa redução de madeiramento acaba gerando uma fragilidade maior deste tipo de cobertura, uma pessoa realizando consertos no telhado precisa andar na linha da estrutura de madeiramento, se os passos se afastarem desse suporte, a telha inteira pode acabar quebrando.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Muitas vezes, essas telhas são chamadas de “telhas Eternit”, ou “telhas Brasilit”, pelo fato dessas serem as fabricantes mais famosas deste material, porém, regionalmente, podem ser encontrados outros fabricantes de telhas de fibrocimento, como a Isdralit, a Multilit, a Decorlit e outras.
    Também existem vários modelos de telhas, com diferentes tamanhos, espessuras e formatos.

  2. 2

    O formato mais comum das telhas de fibrocimento é o ondulado. Existem várias opções de espessuras, larguras e medidas das ondas entre os fabricantes, e até mesmo várias opções de onduladas feitas pelo mesmo fabricante.
    Esse formato regular permite uma instalação mais fácil em estruturas de apoio simplificadas.

  3. 3

    Além dessas opções moduladas, existem as mais complexas, as telhas estruturais de fibrocimento.
    A Canalete 49, da Eternit, e a Kalheta 49, da Brasilit, permitem maiores vãos livres com menor estrutura de apoio.
    Esse design permite a construção de telhados horizontais com resistência e segurança.

  4. 4

    Para obras de grande porte, é recomendada a Canalete 90, da Eternit, ou a Kalhetão 90, da Brasilit.
    Suas estruturas diferenciadas permitem a construção de grandes beirais, e também podem ser utilizadas para fechamentos laterais.

  5. 5

    Opções de telhas de fibrocimento com linhas mais suaves são a Modulada, da Eternit, e a Onda 50, da Brasilit.
    Suas curvas longas dão uma aparência mais harmônica para esse tipo de telhado.

  6. 6

    Além dessas diferenças de formato, existem modelos com cor vermelha, com tonalidade idêntica às das telhas de cerâmica.
    As telhas Olinda, da Eternit, e a Ondina Plus, da Brasilit são exemplos desse tipo de modelo no mercado nacional.

  7. 7

    As telhas de fibrocimento podem ser pintadas com tinta acrílica à base de água, e é recomendado que sejam pintadas as duas faces da telha, a inferior e a superior, pois a porosidade do material com o isolamento em apenas um dos lados pode formar fungos ou bolor.

  8. 8

    Porém, apesar de toda essa praticidade, um alerta deve ser feito: A maioria das telhas de fibrocimento no mercado contém amianto em sua composição, e o pó resultante do corte ou lixamento dessas telhas é comprovadamente cancerígeno.
    Em vários países, é proibida a produção de telhas de fibrocimento com amianto. No Brasil, apenas algumas empresas contam com opções alternativas de composição de fibrocimento sem a utilização de amianto.
    Alguns fabricantes que apresentam essa alternativa sem amianto no Brasil são a Eternit, a Brasilit e a Decorlit.

Comentários
blog comments powered by Disqus