» Família » Bem-Estar da Família » Tensão pré menstrual: quais os sintomas

Tensão pré menstrual: quais os sintomas

Galeria
Tensão pré menstrual: quais os sintomas

A TPM (Tensão Pré Menstrual) é um mal que atinge, mesmo que em pequenas proporções, a maior parte das mulheres ao redor do mundo. A menstruação é um período muito crítico para a mulher, seu corpo nesses dias elimina toda a preparação que foi feita pelo útero ao longo do mês para receber um óvulo fecundado e por isso podem ocorrer diversas alterações no corpo, no comportamento e no psicológico da mulher.

No período que antecede a menstruação (cerca de 5 a 10 dias antes), os sintomas da TPM já podem começar a ser percebidos na maioria das mulheres. Em geral, esses sintomas costumam ser mais fracos em mulheres que possuem hábitos saudáveis como uma alimentação balanceada e que também praticam algum tipo de atividade física regularmente. Nas mulheres que levam uma vida mais sedentária, os sintomas costumam ser mais intensos, podendo essas sofrer bastante nesse período.

Neste artigo, você irá conhecer os principais sintomas físicos e psicológicos da TPM, assim como irá conhecer algumas dicas para tentar reduzir os efeitos sobre o seu corpo. Então, siga os passos abaixo e não sofra mais quando estiver “naqueles dias”.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Entre os sintomas físicos da TPM estão: enjoo, náuseas, dor abdominal, prisão de ventre, vômitos, dor de cabeça, acne, agravamento de problemas dermatológicos pre-existentes, dor de cabeça ou enxaqueca, desmaios, inchaço nas pernas, sensação de dor nas mamas, ganho de peso e palpitações.

  2. 2

    Entre os sintomas psicológicos da TPM estão: irritabilidade, insônia, agitação, raiva, dificuldade de concentração, alterações de humor, sensação de cansaço, vontade de chorar a todo instante, depressão, ansiedade, baixa autoestima, falta de apetite e diminuição do desejo sexual. Os sintomas psicológicos costumam ser muito mais frequentes nas mulheres, pois as alterações hormonais que ocorrem nesse período são muito intensas e podem fazer com que a mulher apresente um ou mais desses sintomas.

  3. 3

    Para evitar esse tipo de situação, o ideal é que você tente levar uma vida mais saudável. Procure alimentar-se bem, sempre de três em três horas e dê preferência a alimentos mais leves como frutas, verduras e legumes. Pratique esportes, nem que seja uma caminhada rápida três vezes na semana para que seu metabolismo se mantenha sempre em um bom ritmo. Você também pode procurar desenvolver um hobby que te acalme nos momentos em que você se sentir mal.

Dicas e AVISOS
  • Você também poderá procurar um auxílio psicológico para auxiliá-la a controlar as ansiedades e os demais sintomas do período da TPM.
  • Caso algum dos sintomas persista mesmo após a menstruação, procure um médico para verificar a causa e realizar o tratamento mais adequado.
Comentários
blog comments powered by Disqus