» Dinheiro » Finanças Pessoais » Tesouro Fazenda: como comprar os títulos

Tesouro Fazenda: como comprar os títulos

Galeria
Tesouro Fazenda: como comprar os títulos

Para o investidor individual a forma mais rápida e simples de comprar títulos é pelo Tesouro Direto. Nessa opção a pessoa pode fazer aplicações a partir de 30 reais de uma forma com uma boa rentabilidade e segurança. Para comprar títulos basta efetuar o cadastro junto com a sua instituição financeira ou com alguma corretora. Após fazer o cadastro você recebera uma senha para fazer seu login e todas as transações poderão ser feitas pela internet. No entanto, depois de feita a inscrição, nem todas as pessoas tem o conhecimento necessário para conseguir escolher a melhor forma de investir seu dinheiro. Assim o objetivo desse texto é mostrar a melhor forma de comprar títulos de acordo com o seu perfil.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Titulo pré-fixados: nessa categoria, quando você compra o titulo, você saberá exatamente a taxas de juros recebida por ano. Um exemplo a ser citado é a LTN, no ano de 2012 a taxa prefixada é de 10,13%, ou seja até o ano de vencimento esse titulo renderá uma taxa de juros de 10,13% ao ano. É a taxa preferida por investidores iniciantes, pois sua rentabilidade é definida desde o começo da compra e também porque os investidores não entendem a rentabilidade dos demais títulos públicos.

  2. 2

    Títulos que acompanham a inflação: Nessa opção você poderá se defender das altas dos preços. Ao final do ano você ganhara a taxa de juros combinada mais a correção da inflação, medida pelo IPCA. No caso do NTN-B a taxa percentual esta em 5,25% e a taxa do ICPA em 2012 está em 5,32%. Para se calcular a taxa final, se usará a seguinte formula: Rentabilidade = (1 + taxa) * (1 + IPCA) – 1, aplicando a formula a taxa final ficará em 10,85% ao ano.

  3. 3

    Títulos que acompanham a taxa da SELIC: Os juros anuais serão aplicados de acordo as taxas estabelecidas pela SELIC. Em 2012 a taxa da Selic está em 9,69%, ou seja quem comprar a LFT(titulo dessa modalidade) deverá ter um juros anual de 9,69% ao ano.

    Além disso a decisão sobre que títulos irá comprar depende do tempo em que você irá aplicar o dinheiro e a suas perspectivas quanto a taxas de juros futuras e inflação. Vejamos alguns exemplos;

    "Se creio que a taxa de juros irá diminuir ao longo do tempo e a inflação se manterá estabilizada, logo devo investir em títulos pre-fixados. Se a sua aposta for em uma alta da inflação e um aumento na taxa de juros, o ideal seria fazer uma aplicação em títulos indexados a inflação. Se penso que a taxa de juros irão aumentar para deixar a inflação baixa, logo a melhor maneira de investimento é em um titulo indexado as taxas da SELIC."

Dicas e AVISOS
  • Como pode ser visto, começar a investir em títulos públicos é uma forma fácil e rápida para se tornar um investidor. E comprar títulos não é algo muito difícil de se realizar, a única coisa a se fazer é comparar taxas de juros das diferentes modalidades e fazer uma perspectiva de como estará o mercado no futuro.
Comentários
blog comments powered by Disqus